Uma semana antes do início da temporada 2015 da Fórmula 1, mais uma polêmica que pode deixar a Sauber de fora do grid. O piloto holandês Giedo Van der Garde está processando a Sauber exigindo sua vaga de piloto oficial do team.
Giedo acusa a equipe suíça de faltar de quebra de contrato de lhe dar um lugar como piloto titular para esta temporada, e levou os suíços ao Supremo Tribunal de Vitória, nAustrália. Em resposta, a Sauber alega que caso o holandês assumisse o lugar, “criar-se-ia uma situação de risco de morte inaceitável, já que o piloto não está adaptado ao carro.” Rodney Garrett, o advogado da Sauber, durante a audiência no tribula australiano, defendeu a equipe dizendo que “Van der Garde não tinha experiência para conduzir o C34 e não teria tempo suficiente para aprender”.
O advogado do piloto defende-se, garantindo que “as equipes são flexíveis para fazer ajustes para cada piloto”, e sublinha ainda que “a Sauber pode substituir van der Garde este fim de semana por qualquer piloto sem quebrar os seus atuais contratos”. Giedo correu pela Caterham em 2013 antes de assumir as funções de piloto reserva na Sauber no ano passado. Em 2015, a vaga de reserva é da promessa italiana Raffaele Marciello, piloto da academia Ferrari.