Com grid estimado de 60 carros, categoria terá primeira das seis etapas de seu campeonato acompanhando programação do GP Cidade de São Paulo 1000 Milhas
Pela terceira vez em sua história a Gold Classic vai abrilhantar a festa de velocidade do GP Cidade de São Paulo 1000 Milhas. A sétima temporada de existência da categoria tem seu início confirmado para dias 26 e 27 de janeiro no autódromo de Interlagos. As duas corridas vão compor o programa do evento que integra o calendário oficial das festividades pelo 470º aniversário da maior cidade da América Latina, que será completado no dia 25, data da abertura da programação na pista.
Na quarta-feira, dia 10 de janeiro, a organização da categoria alcançou o patamar de 50 inscrições já consolidadas por pilotos de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Roraima. A adesão prévia, sistema que confere aos participantes descontos no pagamento da taxa de inscrição, atesta o alto nível de aceitação dos pilotos ao formato da Gold Classic e suscita expectativas promocionais bastante promissoras para a sequência do campeonato.
Esta será a quinta edição da corrida com percurso de 1.000 milhas, rebatizada pela promotora Interlagos Sports Marketing como GP Cidade de São Paulo, que tem seu grid estimado em 65 carros para as quase 12 horas de disputa. E será a terceira com a Gold Classic na programação, como já ocorreu em 2021 e 2022. Para a série que tem na pista carros de competição de modelos produzidos até 1993, a estimativa é de que haja um mínimo de 60 carros inscritos nas seis subdivisões.
O regulamento desportivo da Gold Classic mantém a disputa dividida em Divisão 1, Divisão 2, Divisão 3, Divisão 4 e Premium. A novidade fica por conta da classe Master, para pilotos com idade mínima de 60 anos inscritos com carros configurados na Divisão 4. Cada etapa terá duas corridas com duração de 30 minutos e mais uma volta, todas com transmissão ao vivo no canal de YouTube da “Gold Racing” e em demais canais parceiros. Haverá exibição em VT na programação do Bandsports.
Todos os carros da Gold Classic são de modelos produzidos até 1993. Entre os que já passaram pelo grid ou que ainda compõem as disputas destacam-se, em suas diversas variações técnicas, os modelos VW Fusca, Gol, Passat, Brasília e Apollo, Chevrolet Chevette, Opala e Omega, Fiat 147 e Uno, Ford Escort, Porsche 917, Mercedes-Benz 500Sec, Miúra Targa, Corona Dardo, Puma GTE e JG e Peugeot 205, além de exemplares produzidos especificamente para competições, como o Aldee-VW e o Espron-BMW.
O campeonato de 2024 será composto por seis etapas. No do ano passado, que teve cinco, os pilotos gaúchos conquistaram os títulos de duas categorias – Moacir Fighera e seu filho Daniel foram campeões da Divisão 1, enquanto André Padilha foi o melhor na Divisão 2. Pela Divisão 3 o título foi assegurado por um carioca, Carlão Estites. Os outros dois títulos foram de pilotos paulistas: Rogério Barbato, na Divisão 4, e Caio Lacerda, que chegou ao bicampeonato na Premium.
Interlagos será, também, a sede da terceira etapa da Gold Classic, no feriado de 30 de maio – será a única ocorrência de um feriado ou uma data festiva no calendário de corridas de 2024. A segunda etapa vai acontecer no dia 10 de março em Cascavel, que também receberá encerramento da temporada, em 10 de novembro. A quarta etapa, em Londrina, ocorrerá no dia 20 de julho. A quinta, em Viamão, levará a categoria ao circuito de Tarumã no dia 15 de setembro.