A trajetória do modelo que se tornou um dos principais símbolos da Goodyear
O negócio evoluiu, e em 1916 a Goodyear comprou uma área de 720 acres a sudeste de Akron, Ohio (onde até hoje está instalada a sua sede global) para servir como campo de aviação e unidade de fabricação. A área contou com um hangar batizado de Wingfoot Lake, homenagem ao logo da Goodyear, o pé alado do deus romano Mercúrio. Em março de 1917 a Goodyear iniciou a produção de nove dirigíveis por encomenda da Marinha. Após 1920, alguns modelos do Goodyear Blimp começaram a pontilhar o céu da América, levando o nome da Goodyear aos locais mais remotos de todos os Estados Unidos. De Hollywood a Ohio e de Nova Iorque à Flórida, os blimps tornaram sua presença conhecida.
Construído em 1925, o Pilgrim foi o primeiro dirigível comercial não rígido conduzido com hélio. Com uma roda de trem de pouso acoplada a um automóvel, o Pilgrim estava no topo da tecnologia. O dirigível também foi o primeiro a ser usado para ações de relacionamento, sendo decorado a cada dezembro como “Expresso do Papai Noel”. Após o lançamento do Pilgrim, a frota foi expandida com a inclusão de mais cinco Blimps. Todos receberam o nome de vencedores do iatismo internacional, uma tradição que se manteve no século 21.
Em 1930, o blimp Defender tornou-se o primeiro dirigível do mundo a portar um letreiro luminoso. Desenvolvido por H. Webster Crum e denominado de Neon-O-Gram, o sinal era composto por dez painéis removíveis fixados na lateral do Defender e que permitiam a exibição de texto estático ao usar tubos de luz neon. Em 1940, os Goodyear Blimps Reliance, Ranger e Resolute foram equipados com toca-discos, microfone e alto-falante e “transmitiam” saudações ao vivo para o público. O experimento não durou muito e o projeto de áudio foi arquivado, mas a sinalização permaneceu e se tornou sinônimo do dirigível que conhecemos até hoje.
Em 1946, a Goodyear colocou o Ranger, Volunteer, Enterprise, Mayflower e Puritan a serviço de publicidade. No mesmo período se destaca o modelo ZPG-2, que pode permanecer no ar por mais de uma semana. A prova disso foi reforçada com um modelo semelhante, chamado de Snow Bird, que detém o recorde de resistência de voo com o registro de 11 dias no ar, sem reabastecer ou pousar.
Com os aparelhos de televisão agora na maioria das casas em todo os EUA, os esportes ao vivo encontraram uma nova maneira de envolver os fãs. Desde fornecer vistas aéreas ao vivo de grandes eventos esportivos até exibir o nome da Goodyear para milhares de pessoas em um campo de jogo, os dirigíveis estavam prontos para enfrentar a nova década.
Em 1963, o Mayflower VI foi ampliado para 4.170 m³ e a Goodyear construiu outro do mesmo tamanho, o Columbia II. O tamanho dos blimps continuaria a crescer, sendo capazes de transportar equipamentos de televisão e sinalização eletrônica mais modernos. O primeiro Super Bowl, em janeiro de 1967 em Los Angeles, Califórnia, foi transmitido ao vivo e o Goodyear Blimp Columbia compartilhou a experiência ao fornecer visualizações aéreas ao vivo.
Os Blimps se tornaram uma visão comum em eventos esportivos, na televisão e até no cinema. Com participações em filmes como “Help!”, “Hole in the Head” dos Beatles com Frank Sinatra e um dos primeiros filmes adolescentes, “Beach Blanket Bingo”, com Frankie Avalon e Annette Funicello, os Goodyear Blimps pareciam estar em toda parte. E, de 1970 a 1979, os Blimps da Goodyear foram emissores ativos em mais de 275 eventos televisionados nos Estados Unidos. Entre eles estão o Super Bowl, as 500 Milhas de Indianapolis, o Sugar Bowl, o Cotton Bowl, o U.S. Open Tennis, o PGA Golf, o Grand Prix, o Kentucky Derby e o Daytona 500, entre vários outros, além de vários outros filmes.
Os dirigíveis Columbia e America trabalharam juntos para realizar a transmissão televisiva dos Jogos Olímpicos de Verão em Los Angeles em 1984, transmitidos para bilhões de pessoas em todo o mundo. Foi a primeira vez que dois dirigíveis da Goodyear se uniram para fornecer a cobertura de um evento. Outro ponto alto da década (1980), um pouco antes dos jogos, foi a primeira World Series (Final do Campeonato de Baseball Norte-Americano) televisionada de um dirigível da Goodyear; no total, foram oito coberturas da World Series.
Nos primeiros seis anos do novo milênio, a Goodyear renovou toda a sua frota com a construção e lançamento do Spirit of Goodyear em 2000, que recebeu esse nome para homenagear as dezenas de milhares de funcionários da Goodyear Tire & Rubber Company.
Com o avanço da tecnologia da televisão, “alta definição” era o termo do momento. O Spirit of Goodyear se tornou o primeiro dirigível a fornecer vídeo ao vivo em alta definição para um evento esportivo, continuando a apresentar a superioridade tecnológica que os dirigíveis da Goodyear demonstraram nos últimos 50 anos. Hoje, a frota de blimps da Goodyear continua a impressionar o público, com vistas aéreas giro-estabilizadas dos principais eventos esportivos. Em 2014, os jogos do NCAA Bowl em janeiro, seguidos pela estreia da Major League Baseball e pelos playoffs da NBA, são apenas alguns dos eventos que os dirigíveis cobriram. Em 2015, marcou-se o 90º ano de operação contínua do programa de dirigíveis da Goodyear, o mais longo da história e certamente o de maior sucesso.