Lewis Hamilton não dá bola pra torcida e vence na casa de seu principal adversário, o companheiro alemão Nico Rosberg
Correndo em casa, Nico Rosberg passou a favorito no GP da Alemanha, após marcar a pole nos últimos segundos do treino classificatório.
O favoritismo terminou no final da primeira curva do circuito de Hockenheim. Ao apagar as luzes vermelhas, Rosberg vacilou, não só perdeu a posição para Lewis Hamilton, como também deixou passar os pilotos da RBR Max Verstappen e Daniel Ricciardo e ainda teve que se safar das Ferraris de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel para terminar a primeira volta na quarta colocação.
Correndo de cara pro vento, Hamilton fez sua parte, distanciou-se dos demais até conseguir espaço para trocar os pneus sem ser incomodado na liderança. Já Rosberg foi até punido em 5 segundos, por forçar ultrapassagem em cima de Max Verstappen na saída dos boxes.
Com esta afirmação, você já deve pensar que a corrida foi morna? Acertou!
Sem grandes emoções, já que a Mercedes voltou a ser um carro de outro planeta, os outros times não conseguem nem disputar as posições intermediárias.
No começo da temporada, a impressão era de que a Ferrari, com o tetracampeão Sebastian Vettel e o campeão Kimi Raikkonen dariam mais trabalho ao time da flecha prateada. Ou a própria RBR em uma etapa ou outra batesse rodas com os atuais campeões. Ledo engano. A temporada foi se desenrolando, a Mercedes evoluindo e as outras marcaram passo. A RBR até evoluiu, já a Ferrari estagnou. E como se não bastasse, dispensou o diretor-técnico James Allison. E agora o que acontece até o final da temporada? Seja lá quem for contratado, pensará no carro para o ano que vem. Este ano, o time vermelho continua brigando na quarta, quinta e sexta posição.
Pior sorte tiveram os Felipes brasileiros. Massa da Williams afunda com o time. Prova disso é que até Valtteri Bottas, que foi cotado para a Ferrari, anda pra trás. Na Alemanha, Massa abandonou e Bottas foi o nono colocado. O carro não anda mais e o brasileiro perdeu a vontade. Ele não fala que espera a aposentadoria, mas lá no fundo, não vê a hora de tudo terminar e sair com a desculpa de que não arrumou equipe para continuar.
E Nasr pegou a Sauber combalida. Sem dinheiro, profissionais e estrutura. Levou o que tinha do Banco do Brasil e tem que se contentar com as últimas posições.
Para o ano que vem, o time foi comprado por um grupo de investidores suíços, mesma nacionalidade do outro piloto Marcus Ericsson. Adivinha de quem é a prioridade na renovação?
Corremos o risco de em 2017 não ter brasileiro largando na F-1.
Marcaram pontos no GP da Alemanha
- Lewis Hamilton
- Daniel Ricciardo
- Max Verstappen
- Nico Rosberg
- Sebastian Vettel
- Kimi Raikkonen
- Nico Hulkenberg
- Jenson Button
- Valtteri Bottas
- Sergio Perez
Mundial de pilotos
- Lewis Hamilton- 217
- Nico Rosberg- 198
- Daniel Ricciardo- 133
- Kimi Raikkonen- 122
- Sebastian Vettel- 120
- Max Verstappen- 115
- Valtteri Bottas- 58
- Sergio Perez- 48
- Felipe Massa-38
- Nico Hulkenberg -33
A F-1 entrou em férias. Os carros voltam pra pista dia 28/08 no rápido circuito de Spa-Francorchamps na Bélgica.
Até lá, Lewis Hamilton vai ser visto em várias baladas, esquiando se esbaldando como líder da competição. Enquanto que Nico Rosberg estará recluso pensando o que fazer para reverter a situação e ainda ter chances de chegar ao titulo.
Rapidinhas
Largada decisiva
Na largada Hamilton pulou na frente e não deu chance para os outros adversários. Durante a entrevista coletiva ele agradeceu os engenheiros. “Que grande largada, meus engenheiros fizeram um grande trabalho e o carro estava muito bem equilibrado. Minhas largadas têm sido inconsistentes e tenho tentado entender o que está acontecendo, então foi bom ter dado certo. Depois da largada foi só cuidar do motor e acho que fizemos um bom trabalho nesse sentido”, afirmou o vencedor.
Decadência
A Ferrari terminou na quinta e sexta posição e viu a RBR pular para o segundo lugar no campeonato de construtores. Sebastian Vettel parece que já jogou a toalha. “Ficamos um pouco mais para trás do que esperávamos. O ritmo não era ruim, mas não era bom o bastante. Talvez os demais tenham melhorado e nós tivemos dificuldade com o equilíbrio, o carro estava escorregando muito”.
Segunda metade da temporada
Felipe Massa sofreu uma pancada de Jolyon Palmer da Renault logo na largada e teve a corrida comprometida. “O carro ficou inguiável a partir daquele momento até quando resolvemos abandonar. Ainda precisamos descobrir o que aconteceu, mas é uma pena acabar a corrida assim, logo depois da primeira volta. Vamos nos concentrar para fazer a segunda metade do campeonato melhor do que foi até agora”, afirmou o brasileiro.