No circuito de Xangai, a Mercedes mostra superioridade. A Ferrari chega em segundo e o Mundial agora tem dois lideres
A chuva trouxe um tempero diferente ao GP da China. As equipes não tinham ideia de qual seria a reação dos novos carros com a pista molhada.
Na sexta-feira o segundo treino livre foi cancelado por causa da neblina. Com poucas informações, os times foram para o tudo ou nada na classificação do sábado.
E aí deu a lógica, Lewis Hamilton (Mercedes-GP) marcou o melhor tempo, seguido de perto por Sebastian Vettel (Ferrari). Os respectivos companheiros Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen fizeram a terceira e quarta colocação.
O brasileiro Felipe Massa (Williams) parece que se especializou no sexto lugar, posição que terminou na Austrália e na frente dele Daniel Ricciardo (RBR).
Dada a largada, o inglês manteve a primeira posição, apesar de Vettel não estar no lugar correto. Depois da volta de apresentação o alemão parou mais a esquerda do ‘colchete’ que demarca a posição.
O nome da corrida foi Max Verstappen (RBR). No GP do Brasil, ano passado ele mostrou que se dá bem na chuva e na China não foi diferente, largou em 16º e terminou na terceira colocação.
O holandês ultrapassou onde não tinha espaço e deixou pra trás até o companheiro de equipe. Vettel também fez uma ultrapassagem sensacional em Kimi Raikkonen.
Aliás, no pelotão intermediário, muitas disputas aconteceram, enquanto Hamilton guiava soberano na primeira posição.
Uma vitima destas ultrapassagens foi Felipe Massa, o brasileiro terminou em 14º lugar. Pior para a Williams que só pensou no dinheiro. O piloto pagante Lance Stroll saiu na primeira volta. O time ficou sem pontos.
Marcaram pontos no GP da China
1) Lewis Hamilton
2) Sebastian Vettel
3) Max Verstappen
4) Daniel Ricciardo
5) Kimi Raikkonen
6) Valtteri Bottas
7) Carlos Sainz Jr
8) Kevin Magnussen
9) Sergio Perez
10) Esteban Ocon
Mundial de pilotos
1) Sebastian Vettel 43
2) Lewis Hamilton 43
3) Max Verstappen 25
4) Valtteri Bottas 23
5) Kimi Raikkonen 22
6) Daniel Ricciardo 12
7) Carlos Sainz Jr 10
8) Felipe Massa 8
9) Sergio Perez 8
10) Kevin Magnussen 4
11) Daniil Kvyat 2
12) Esteban Ocon 2
As equipes e os pilotos não conhecem os limites de seus carros, eles estão aprendendo.
A próxima etapa será dia 16/04 o GP do Bahrein.
Rapidinhas
De olho nos vermelhos
Depois de vencer a corrida de ponta a ponta, Lewis Hamilton mostrou preocupação com a Ferrari. “Eu acredito que será o campeonato mais disputado em qual eu já estive envolvido. A Ferrari vem fazendo um grande trabalho, assim como nós”, falou o vencedor na entrevista coletiva.
Geração videogame
Com apenas 19 anos, Max Verstappen mostra arrojo e surpreende em cada prova. “Acho que passei uns nove carros na minha primeira volta. Pareceu um pouco como um videogame para mim”, brincou o terceiro colocado.
Pilotando no gelo
Felipe Massa quer esquecer a corrida chinesa. “Eu estou muito desapontado por hoje, tudo deu errado. Quando o safety car entrou, meus pneus esfriaram demais. Não fui capaz de dirigir direito, pois parecia que estava pilotando no gelo. Essa foi a pior parte, e com isso perdemos muito tempo e posições”, declarou o brasileiro depois da corrida.