Grupo Hyundai Motor e LG Energy Solution criam joint venture

Joint venture deverá iniciar a fabricação de baterias no fim de 2025, com capacidade instalada anual de 30 GWh, suficiente para a produção de 300 mil veículos elétricos

O Grupo Hyundai Motor (HMG) e a LG Energy Solution (LGES) acabam de anunciar uma nova joint venture para produção de células de bateria de veículos elétricos nos Estados Unidos.

O Grupo Hyundai Motor e a LGES assinaram um memorando de entendimento para fabricar baterias de veículos elétricos nos Estados Unidos e acelerar ainda mais os esforços do Grupo em eletrificação na América do Norte. A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da LGES, em Seul, na última semana, com a presença de Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company, e Youngsoo Kwon, CEO da LG Energy Solution.

O Grupo e a LGES deterão, cada um, uma participação de 50% na joint venture, que receberá um investimento de mais de US$ 4,3 bilhões.

“O Grupo Hyundai Motor está concentrando seus esforços em eletrificação para garantir uma posição de liderança na indústria automobilística global. Criaremos uma base sólida para encabeçar a transição global de veículos elétricos por meio do estabelecimento de uma nova fábrica de células de bateria de veículos elétricos em conjunto com a LG Energy Solution, uma produtora líder mundial de baterias e parceira de longa data”, disse Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company.

“Dois grandes players nas indústrias automotiva e de baterias deram as mãos e, juntos, estamos prontos para impulsionar a transição de veículos elétricos na América”, disse Youngsoo Kwon, CEO da LG Energy Solution. “Ao avançar ainda mais nossa competitividade de produtos e experiência operacional global, a LG Energy Solution comprometerá seus maiores esforços para oferecer as melhores soluções de energia sustentável aos clientes”.

A capacidade instalada anual da nova joint venture é de 30 GWh, suficiente para a produção de 300 mil veículos elétricos por ano. A instalação estará sediada no Condado de Bryan, na cidade de Savannah, estado da Geórgia, ao lado da Hyundai Motor Group Metaplant America, atualmente em construção.

Uma vez iniciadas as obras no segundo semestre de 2023, a joint venture planeja começar a produção de baterias no final de 2025.

A Hyundai Mobis montará baterias usando células da fábrica e, em seguida, as fornecerá para as linhas de montagem do Grupo Hyundai Motor nos Estados Unidos, para a produção de modelos elétricos de Hyundai, Kia e Genesis. A nova instalação ajudará a criar um fornecimento estável de baterias na região e permitirá que o Grupo responda rapidamente à crescente demanda de veículos elétricos no mercado americano.

Com esta joint venture, a LGES terá sete fábricas de baterias atualmente em operação ou em construção nos Estados Unidos, país onde a empresa está concentrando a maior parte de seus recursos para expandir a capacidade instalada. Ao aumentar sua produção local, a LGES visa fornecer produtos inovadores em escala e em velocidade, acelerando, assim, a transição de energia limpa no país.

O Grupo Hyundai Motor e a LGES são parceiros de longa data no campo da eletrificação, tendo trabalhado no fornecimento de baterias de veículos elétricos para diversos modelos, incluindo Elantra Hybrid, Kona Electric e IONIQ 6 EV. O Hyundai Elantra Hybrid, veículo híbrido LPi lançado em 2009, foi o primeiro modelo eletrificado do Grupo. Em 2021, iniciaram a construção da joint venture de células de bateria da Indonésia, que deve iniciar a produção no primeiro semestre de 2024.

O Grupo Hyundai Motor e a LGES pretendem fortalecer ainda mais os laços daqui para frente com a cooperação em baterias de veículos elétricos.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes