Grupo Volkswagen apresenta a estratégia NEW AUTO até 2030

Combinação de marcas poderosas, plataformas tecnológicas expansíveis e novas ofertas de serviços para liderar sinergias, faturamento adicional com continuidade e futuras fontes de lucro

A Volkswagen apresentou seu plano para transformação do Grupo numa empresa de mobilidade guiada por software com um forte foco em suas poderosas marcas e plataformas tecnológicas globais, gerando sinergias e escala de produção, assim como abrindo novas fontes de lucros. “Estabelecemos uma meta estratégica para nos tornarmos líderes globais de mercado em veículos elétricos – e já estamos a caminho disso. Agora, estamos estabelecendo novos parâmetros”, declarou o CEO Herbert Diess durante a apresentação da NEW AUTO, estratégia do Grupo para até 2030. “Baseada em software, a próxima mudança, muito mais radical, é a transição para carros mais seguros, inteligentes e finalmente autônomos. Para nós, isso significa que tecnologia, velocidade e escala terão mais importância que atualmente. O futuro dos carros será brilhante!”

O Grupo Volkswagen está estabelecendo novas prioridades para alavancar as oportunidades derivadas da era da mobilidade elétrica e digital, com a sustentabilidade e descarbonização como fatores integrais de sua nova estratégia. Até 2030, o Grupo planeja reduzir sua pegada de carbono por carro em 30% ao longo de sua vida útil (em comparação a 2018), em linha com o Acordo de Paris. Dentro do mesmo prazo aproximado, o crescimento do compartilhamento de veículos elétricos a bateria deverá aumentar para 50%, enquanto em 2040, quase 100% de todos os novos veículos do Grupo nos principais mercados deverão ter emissão zero. Até 2050, no máximo, o Grupo pretende operar de forma totalmente neutra em relação ao clima.

Espera-se que as fontes de lucros e faturamento mudem gradualmente dos carros com motores a combustão interna (ICEs – internal combustion engine vehicles) para veículos elétricos a bateria (BEVs – battery electric vehicles) e, em seguida, para softwares e serviços impulsionados pela condução autônoma. O mercado de carros com motores a combustão interna (ICE) deverá diminuir em mais de 20% ao longo dos próximos 10 anos. Paralelamente, os carros a bateria (BEVs) deverão crescer rapidamente e superar os ICEs como tecnologia predominante. As vendas relacionadas a softwares, com um valor estimado de € 1,2 trilhão até 2030, poderão chegar a cerca de um terço a mais sobre as expectativas de vendas de veículos a bateria e com motores a combustão, mais do que dobrando o mercado total da mobilidade, de cerca de € 2 trilhões atualmente para uma previsão de € 5 trilhões. desta forma, a mobilidade individual, baseada em carros, continuará a representar 85% do mercado e dos negócios da Volkswagen.

Negócios envolvendo motores a combustão interna, com margens robustas e gerando fortes fluxos de caixa vão financiar e acelerar a mudança para os veículos elétricos a bateria. Assim, uma ascensão controlada, impulsionada por custos menores para baterias e fabricação e uma escala crescente irá aumentar as margens dos veículos elétricos a bateria. Ao mesmo tempo, maiores custos relacionados ao CO2 e à regulação Euro 7, além de desvantagens em impostos, deverão reduzir ainda mais as margens dos veículos a combustão. No total, a paridade entre essas margens deverá ser alcançada dentro dos próximos dois ou três anos.

Como reflexo dessa nova abordagem estratégica, o Grupo Volkswagen elevou seu nível de expectativa para o retorno operacional em vendas em 2025 de 7-8% para 8-9%, como base para sua Rodada de Planejamento em novembro de 2021.

“Queremos instalar plataformas líderes para a indústria por meio de marcas fortes, para podermos obter maior escala e chegar a ainda mais sinergias no futuro”, disse o CFO Arno Antlitz. “Vamos aumentar nossas plataformas BEV. Queremos desenvolver um conjunto líder de softwares automotivos. E vamos continuar a investir em condução autônoma e serviços de mobilidade. Durante essa transição, nossos robustos negócios com veículos a combustão vão ajudar a gerar os lucros e fluxos de caixa para possibilitar isso.”

A Volkswagen já reservou € 73 bilhões para futuras tecnologias entre 2021 e 2025, representando 50% dos investimentos totais. A fatia de investimentos em eletrificação e digitalização será aumentada ainda mais. O Grupo também continuará a aumentar a eficiência e está prestes a alcançar os 5% do programa de redução nos custos fixos que estabeleceu para os próximos dois anos. A Volkswagen também está empenhada em reduzir custos com materiais em outros 7% e está otimizando seus negócios com ICEs com menos modelos, um portfólio menor de trens de força a combustão e um melhor mix de preços.

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