Única brasileira no grid, a convite da SGS Car Racing, compete pela primeira vez em um UTV (SSV), depois de uma carreira consolidada na sua tradicional picape rosa, em provas de cross country. Evento acontece neste final de semana na região do Douro
A piloto Helena Soares está em Portugal, a convite da SGS Car Racing, para disputar a Baja TT Norte de Portugal, que será realizada neste final de semana, 08 e 09 de outubro, no município de Murça, na região do Douro. A brasileira estará a bordo do BRP Can-Am Herrador Maverick X3, preparado pela equipe portuguesa, inscrito com o numeral #595, na categoria T3. Ao seu lado, foi escalado o navegador Arnaldo Coutinho, competidor local com bastante experiência naquele tipo de terreno.
Esta será a primeira competição internacional que a “musa do rally” participará desde que passou por nova cirurgia na válvula mitral, no início do ano. “Minha vida sempre foi pontuada por aprendizados, superações e vitórias. Espero que desta vez não seja diferente. Vou correr pela primeira vez com um UTV (SSV), na modalidade cross country. Sempre pilotei picapes na carreira, mas a equipe disponibilizou esse veículo e resolvi aceitar o convite e ter essa vivência em solo português”, conta Helena Soares.
Como é característico em todos os carros de competição em que disputa, o Can-Am de Helena será todo estilizado em cor-de-rosa. Terá suspensão KMX, freios AP Racing e contará com restritor de 27 milímetros no turbo, o que é obrigatório por regulamento. A velocidade máxima é de 135 km/h, com peso de 900 quilos e tanque de combustível com capacidade para 130 litros.
O Baja TT Norte de Portugal, em seus dois dias de competições, passará pelas regiões de Murça e Valapaços, com características de terrenos com piso seco e duro, alternando trechos sinuosos com erosões, pedras e lajes, em estradas estreitas, com provas bem travadas. Será um total aproximado de 310 quilômetros de trechos cronometrados, divididos entre o Prólogo de sábado (8), com cerca de sete quilômetros, seguido pelos Setores Seletivos (SS) 1 e 2, no mesmo dia. O evento se encerra com os SS3 e SS4, disputados no domingo, 9 de outubro. Helena relata que já fez apenas um teste com o veículo que irá competir e alguns testes com um veículo similar, para se aclimatizar ao lugar. “Já vi que o terreno é bem desafiador e a habilidade do nosso conjunto de piloto e navegador será bem exigida. Mas estou sendo bem direcionada pela equipe SGS Car Racing, que me põem a par de todos os detalhes do carro. E com um veículo bem preparado e um excelente navegador, já me sinto mais confortável para a estreia”, afirma.