História: Alan Jones conta as “manobras” de Bernie Ecclestone

Não é novidade que Bernie Ecclestone é responsável por manobras estratégicas no mundo da Fórmula 1. Alan Jones, campeão do mundo de Fórmula 1 em 1980 e o primeiro piloto a ganhar uma corrida com a Willams, narra no seu livro auto-biográfico “Como Alan Jones subiu até ao topo da Fórmula 1” que Bernie Ecclastone pagou para não correr no GP da África do Sul de 1985. “Ecclestone me chamou na sexta-feira de tarde e disse-me: “Que opções pensa que tem para ganhar a corrida amanhã?”, e Jones respondeu: “Se começar agora, provavelmente muitas”.

Segundo o site gptoday.com, na auto-biografia do ex-piloto, em seguida Ecclestone reagiu: “Bom, tenho uma ideia. Se ficar doente e não disputar a corrida deste domingo te repasso o prêmio do vencedor da prova. Vai a casa e visita Austrália”. Jones percebeu a seriedade do recado e no dia seguinte saiu do hotel e apanhou um avião para a Austrália. Apenas o chefe de equipe, Carl Haas, e o empresário,Teddy Mayer estavam a par da situação.

Neste ano , a África do Sul vivia um dos momentos mais sangrentos do “Apartheid”, que impunha a separação total entre brancos e negros. O GP da África do Sul de 1985 era o penúltimo do calendário e Alain Prost já era campeão. Tanto a Renault e a Ligier obedeceram à lei francesa e boicotaram a prova. Nigel Mansell venceu o GP, com Keke Rosberg em segundo e Alain Prost em terceiro. Só terminaram sete carros.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes