O Honda não perdeu muito tempo e está apresentando a versão 2015 para competir diretamente com o Novo Toyota Corolla e o Novo Nissan Sentra, sedans médios de origem oriental que tem a maior aceitação do público. O Civic 2015 chega ao mercado mantendo suas mais cobiçadas características, agora combinadas a uma evolução estética que o torna mais arrojado, esportivo e jovial. Disponibilizado inicialmente em apenas duas versões (LXS e LXR), o novo modelo chega à rede de concessionárias na segunda quinzena deste mês.
Um pouco de história do Honda Civic: foi o primeiro veículo importado pela marca para o País, em 1992 (à época, estava em sua quinta geração), o Civic foi o primeiro modelo produzido pela Honda simultaneamente à inauguração da fábrica de Sumaré (SP), cinco anos mais tarde. Tornou-se em pouco tempo um dos sedans mais vendidos do mercado e, ao longo dos anos, contabiliza prêmios em categorias como campeão geral entre sedans médios, melhor compra de todo o mercado e carro PcD (Pessoa com Deficiência) do ano, o que mostra que o Civic agrada aos mais variados perfis.
A nona geração do sedan médio chegou ao mercado em janeiro de 2012 como símbolo de inovação e tecnologia automotiva. O projeto deixou o veículo com uma condução ainda mais prazerosa, combinando perfeitamente a emoção com a razão. Em janeiro de 2013, foi lançado o modelo 2013/2014 com motorização 2.0 e conceito FlexOne para as versões LXR e EXR. Com o novo modelo 2015, a Honda direciona os esforços para manter o DNA e a reputação do Civic como uma marca premium que une, ao mesmo, sofisticação e esportividade.
Com mais de 500 mil unidades vendidas no Brasil, sendo mais de 120 mil referentes à nona e atual geração, o Civic retomou a liderança do mercado de sedans médios no Brasil em 2013 e segue nessa posição neste semestre.
Mas, voltamos ao assunto de interesse que é o modelo 2015. As novidades fazem parte de uma estratégia que antecipa parte da nova linha do Civic – em especial o atual carro-chefe de vendas (LXR) – e aguça a expectativa para o lançamento da versão top de linha (EXR), que chega em breve ao mercado com um pacote de itens ainda mais atrativo.
Na linha 2015, as mudanças internas contemplam ambas as versões e conferem um aspecto esportivo e sofisticado, com a porção superior do painel agora na cor preta, em um contraste impactante com a parte inferior em cinza-claro. Além disso, a nova pintura com acabamento metalizado da moldura do painel de instrumentos e do sistema de áudio destaca a sensação de modernidade e alta qualidade dentro do habitáculo. Na versão LXR, para complementar a evolução visual interna, os botões de comando no volante possuem aro cromado.
O design externo dessa versão também traz importantes alterações, com destaque para o novo conjunto frontal, composto pela grade dianteira renovada, a barra cromada na tomada de ar inferior-central do para-choque e os faróis de neblina, com novo desenho, agora em formato circular e não mais elípticos como no modelo anterior. Outra mudança que dá o tom esportivo à versão LXR do sedan é o novo conjunto de rodas de liga leve de aro 17 polegadas, design esportivo e acabamento diamantado, que destaca ainda mais o apelo dinâmico e sofisticado do modelo. Um novo conjunto de pneus foi escolhido e, combinado com a nova roda e ao acerto realizado pela engenharia da Honda no Brasil, trouxe melhor dirigibilidade, além de menor resistência ao rolamento, sem comprometer o conforto dos passageiros.
A versão de entrada (LXS) incorporou o conceito FlexOne, com moderno sistema que dispensa o subtanque para partida a frio. Com ele, ao acionar o botão no controle da chave que destrava as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura.
A motorização i-VTEC 1.8l SOHC produz potência máxima de 140 cv a 6.500 rpm na utilização de álcool etanol; quando abastecido com gasolina, o pico de potência de139 cv agora chega mais cedo, a 6.200 rpm. Além da opção de transmissão manual com câmbio de seis velocidades, a versão LXS conta também com a transmissão automática de cinco velocidades, que proporciona ao condutor uma direção mais prazerosa e confortável.
Na versão LXR, que já dispunha do sistema FlexOne, foi mantida a motorização i-VTEC 2.0l SOHC, que garante performance com economia de combustível, produzindo 155 cv de potência quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina. Além disso, a versão conta exclusivamente com a transmissão automática que, combinada aos paddle-shifters, proporciona uma condução ainda mais esportiva e segura nas trocas sem a necessidade de tirar as mãos do volante.
As versões continuarão equipadas com a avançada tecnologia Bluetooth, que permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular. O veículo manterá ainda a função ECON, que torna a sua condução mais econômica. Ativado o botão, diversos sistemas do veículo alteram seu funcionamento para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System) – e ar condicionado.
Além disso, todas as versões vem equipadas com ar-condicionado digital e central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações gerais do veículo, como sistema de áudio, computador de bordo e imagem da câmera de ré (presente em todas as versões da linha Civic 2015). Destaque também para o farol baixo com projetores do tipo canhão, que aprimora o foco, proporcionando mais segurança pelo melhor direcionamento da luz em condução noturna. A versão LXR ainda conta com função de acendimento automático. O Honda Civic 2015 traz EPS (Electric Power Steering – Direção Elétrica), freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD.
A linha Civic 2015 possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas seguintes cores, inclusive com duas novidades: Branco Taffetá Sólido; Preto Cristal Perolizado; Azul Denim Metálico (Nova); Cinza Barium Metálico (Nova); Prata Global Metálico e Cinza Iridium Metálico. Os preços públicos sugeridos são: LXS MT R$ 65.890,00; LXS AT R$ 68.890,00 e, finalmente, o LXR AT R$ 74.900,00.
Fotos: Caio Mattos/Honda Divulgação