Honda e consórcio V2X Suisse avançam na eletrificação

Consórcio V2X Suisse irá explorar como os veículos elétricos podem ajudar a equilibrar a demanda e a oferta de energia; 50 unidades do modelo Honda e integrarão o serviço de compartilhamento de carros para teste pioneiro na Suíça

Como parte do próximo passo no negócio de gerenciamento de energia, a Honda anuncia parceria com o consórcio V2X Suisse para demonstrar o papel vital dos veículos elétricos (EVs) e da tecnologia de carregamento bidirecional no futuro do gerenciamento de energia.

A Honda fornecerá 50 veículos elétricos Honda e para a Mobility, operadora de compartilhamento de carros da Suíça. As unidades Honda e serão usadas como parte de uma frota de compartilhamento de carros em um teste pioneiro que usa a função de carregamento bidirecional do Honda e para fornecer energia de volta à rede quando os veículos não estão em uso para compartilhamento. Para permitir o carregamento bidirecional, a Honda também está fornecendo 35 unidades do Honda Power Manager. Estes, fornecerão capacidade de recuperação de energia de veículo para rede (V2G) para a empresa Mobility, em vários locais urbanos e suburbanos em toda a Suíça.

O teste do V2X Suisse inclui a primeira implantação em massa do mundo da configuração COMBO-CCS (Combined Charging System) com funcionalidade bidirecional: atualmente o Honda e é o único veículo elétrico no mercado europeu que permite carregar e descarregar, como padrão, para o sistema de carregamento europeu CCS, tornando o Honda e o veículo perfeito para integrar a frota.

O Honda Power Manager é um sistema bidirecional que conecta os veículos elétricos a uma rede elétrica, permitindo a coleta e distribuição de eletricidade entre os dois. Isso permite o balanceamento inteligente da oferta e demanda de energia, incluindo o melhor uso de fontes renováveis e apoia a estabilização da rede.

Neste projeto, um total de 50 unidades Honda e serão alocadas em 40 estações em toda a Suíça. Um único Honda e pode alimentar até 20 quilowatts de energia de volta à rede quando conectado a uma estação de carregamento bidirecional. Isso não apenas regula a energia para estabilizar a rede durante os períodos de alta demanda e minimizar os gargalos na distribuição de energia, mas também reduz a necessidade de altos investimentos em expansões da rede à medida que a demanda por carregamento de veículos elétricos aumenta.

Usando uma plataforma de TI em “nuvem compartilhada” (cloud-to-cloud) desenvolvida pelo parceiro do consórcio sun2wheel, as unidades do Honda Power Manager podem gerenciar a energia disponível para cada veículo elétrico em ciclos de 15 minutos para avaliar e regular o fluxo de eletricidade. O esquema permitirá com que a Honda verifique a relação entre a frequência de uso do veículo e a operação V2G (vehicle-to-grid), o tempo real de operação V2G e sua frequência, além de como isso afeta a conveniência do cliente.

A Honda visa criar uma sociedade sustentável com zero impacto ambiental, conectando produtos de mobilidade eletrificada e serviços de energia, contribuindo para a “liberdade de mobilidade” e “expandindo o uso de energia renovável”. Não apenas o carro elétrico inteligente, mas inovações como o sistema de carregamento bidirecional Honda Power Manager se tornarão cada vez mais importantes em uma sociedade do futuro neutra em carbono, onde os veículos elétricos e o uso de energia renovável se tornarão comuns.

Por meio de uma demonstração no mundo real, a Honda pode realizar coleta e análise de dados de compartilhamento de carros e de serviços de energia de bateria V2G, o que levará ao desenvolvimento dos futuros serviços de energia da Honda.

A demonstração real deste projeto começará a partir de setembro de 2022 e decorrerá até o final de 2023, inclui os membros do consórcio Mobility, EVTEC, sun2wheel, tiko, Novatlantis e ETH Zurich, e é apoiada pelo Escritório Federal de Energia Suíço.

 

 

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