Transmissão redutora é o primeiro produto inteiramente projetado e construído internamente pela HORSE
A HORSE projetou e desenvolveu, em parceria com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto de Portugal (CEiiA), uma nova tecnologia de transmissão para veículos leves. A nova transmissão redutora é a primeira de uma nova geração de tecnologias que foram projetadas, desenvolvidas e construídas internamente pela HORSE.
A HORSE entregará o protótipo inicial dessa tecnologia a partir de sua fábrica em Aveiro, Portugal, que irá equipar o microcarro da classe L7e, um veículo leve projetado para um novo serviço de mobilidade voltado à aceleração da neutralidade de carbono nas cidades. Ele será desenvolvido e testado pelo CEiiA em uma série de pré-produção, com aprovação prevista para o primeiro semestre de 2025.
O novo projeto de veículo leve do CEiiA está sendo desenvolvido como parte da missão de desenvolver e escalar novos produtos e serviços que possibilitem a mobilidade urbana neutra em carbono. A cadeia de valor do microcarro será baseada em Portugal, com a participação de players globais para possibilitar a entrega. O veículo segue projetos anteriores de micromobilidade, incluindo o Buddy em 2008 e o Toyota APM, apresentado nas Olimpíadas de Paris, em 2024.
A produção em larga escala do novo componente de transmissão deve começar já no segundo semestre de 2025, com até 20 mil unidades sendo entregues à medida que as soluções de mobilidade urbana se expandam. Os planos incluem a integração da caixa de câmbio no design do veículo leve, com testes de desempenho até dezembro de 2025.
“Essa é uma novidade para a HORSE – a primeira tecnologia que a equipe projetou, desenvolveu e fabricou 100% internamente –, um momento decisivo para a marca. Não há uma solução única para resolver os desafios globais de descarbonização ou mobilidade urbana, e vemos essa tecnologia como um dos muitos produtos que ajudarão a enfrentar esses desafios. Juntas, a HORSE e o CEiiA estão fazendo uma contribuição importante para o desafio geral de oferecer mobilidade urbana acessível e sustentável em larga escala,” destaca Patrice Haettel, CEO da HORSE.
O CEiiA está liderando o desenvolvimento do microcarro, em parceria com empresas automotivas líderes. Projetado para uso em áreas urbanas densas, o primeiro teste público do L7e ocorrerá em várias cidades de Portugal. Após a data de aprovação, prevista para o segundo semestre de 2025, ele será uma solução de transporte acessível em toda a cidade.
O CEiiA planeja escalar o veículo para uso em massa nos próximos anos para outras cidades ao redor do mundo. A HORSE já está pesquisando outros projetos de micromobilidade que possam utilizar a caixa de câmbio desenvolvida para este projeto.