Existem amortecedores que são semelhantes na parte externa, no entanto, bem diferentes internamente e exige atenção na hora de aplicar a peça no veículo
Os amortecedores, responsáveis por amenizar os impactos sofridos pelos veículos nas vias, manter os pneus em contato com o solo e também controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas, são fundamentais para o bom desempenho automotivo, bem como para a segurança dos ocupantes. Por isso, devem ser avaliados periodicamente para verificar suas condições.
A Nakata recomenda a motoristas e reparadores ficarem atentos na hora da aquisição desses componentes. “É preciso tomar cuidado no momento da compra de amortecedores, bem como na hora da aplicação, pois há muitos amortecedores semelhantes, bem parecidos externamente, porém internamente bem diferentes”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.
Segundo o coordenador da Nakata, os amortecedores dos veículos Astra e Vectra, apesar de parecidos, são bem diferentes, pois muda não só a carga, mas o comprimento aberto ou fechado.
A recomendação é seguir rigorosamente os dados e códigos da aplicação que constam na etiqueta da embalagem e no catálogo para que não ocorram equívocos