IMS exibe filmes de Steve McQueen, com estreia exclusiva do seu novo documentário

A seleção começa neste mês, com Occupied City (2023), projetado nos dias 14 e 26/9. Entre outubro e dezembro, serão exibidos ainda os filmes da consagrada série Small Axe (2020), ambientada na comunidade afro-caribenha de Londres

De setembro a dezembro, o Cinema do IMS Paulista apresenta a programação Histórias ocupadas: Steve McQueen, focada na obra do diretor britânico. A seleção começa neste mês com Occupied City (2023), novo trabalho de McQueen, que investiga as reminiscências da ocupação nazista em Amsterdã. Exibido no Festival de Cannes do ano passado, o documentário tem sua estreia brasileira no cinema do IMS, com sessões nos dias 14 e 26 de setembro, às 17h.

A programação inclui também os cinco filmes da série Small Axe, exibidos entre outubro e dezembro, em sessões únicas. Eleita em 2020 como a melhor produção do ano pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, Small Axe reúne cinco histórias distintas inspiradas em personagens da comunidade afro-caribenha em Londres, entre 1960 e 1980. Os filmes abordam as tensões raciais presentes na cidade e as lutas por direitos em diferentes esferas, dos tribunais às pistas de dança. Small Axe foi lançado pela Amazon no exterior e, no Brasil, ficou disponível na Globoplay. Essa é a primeira vez que a antologia é exibida em uma sala de cinema nacional.

Cineasta, produtor, fotógrafo e artista visual, Steve McQueen (1969) tem uma carreira múltipla, marcada pela experimentação de linguagens. Entre os filmes que dirigiu, estão 12 anos de escravidão (2013), vencedor do Oscar, Shame (2011) e As viúvas (2018). O artista britânico também participou da Bienal de Veneza, em 2015, além de outras grandes exposições.

Produções mais recentes do cineasta, os filmes selecionados para a programação no IMS tratam de temas como memória, identidade e história. Em Occupied City, passado e presente se colidem pelas ruas de Amsterdã. Baseado no livro Atlas de uma cidade ocupada: Amsterdã 1940-1945, o documentário cria dois retratos interligados: uma escavação de porta em porta da ocupação nazista que ainda assombra a capital holandesa e uma jornada pelos últimos anos de pandemia e protestos na cidade, onde o cineasta vive atualmente. Sem entrevistas ou exposição de material de arquivo, o filme percorre cerca de 130 endereços para descobrir o que ocorreu por trás de cada janela durante a década de 1940.

A respeito do documentário, McQueen afirmou: “São todos os tipos de passados e presentes que se unem. E também se trata de aprender com o passado. Foi muito inquietante fazer um filme sobre a ocupação e todo o negacionismo que ocorreu, ao mesmo tempo que se via o ressurgimento do fascismo, do racismo e do antissemitismo. É um lembrete de como as coisas podem se desenvolver.”

Small Axe, por sua vez, traz cinco longas-metragens que também investigam as conexões entre passado e presente, em diálogo com a própria trajetória de McQueen, cujos pais são provenientes de países caribenhos colonizados pela Inglaterra. Os filmes são independentes entre si, com atores e cenários distintos, mas todos em torno dessa mesma comunidade de imigrantes em Londres. A música também ocupa um papel central na série, cujo título remete diretamente à canção “Small Axe”, de Bob Marley.

Intitulado Mangrove, o primeiro filme da série será exibido no mês de outubro. O longa conta a história real de Frank Crichlow, dono de um restaurante na capital britânica que, na década de 1970, era ponto de encontro de ativistas, artistas e intelectuais do movimento negro, sendo constantemente alvo de repressões policiais. Frank foi preso injustamente com mais oito pessoas, num processo cujo julgamento foi amplamente divulgado.

Em novembro, o centro cultural projeta os longas-metragens Lovers Rock e Red, White and Blue. O primeiro é uma ode às chamadas blues parties, festas caseiras que imigrantes caribenhos organizavam nos anos 1980, embaladas por reggaes românticos. O filme resgata a trilha sonora da época, com clássicos como “Silly Games”, interpretada por Janet Kay, registrando a potência da cultura como forma de afeto e resistência. Já o segundo narra a história de um jovem que, após presenciar seu pai ser agredido por policiais, decide ingressar na polícia para modificar a corporação.

A programação encerra em dezembro, com Alex Wheatle e Education. Inspirado na história real do escritor Alex Wheatle, o quarto filme da antologia narra a trajetória do autor, marcada pela passagem por instituições de reclusão e pelo envolvimento com a música enquanto forma de pertencimento. Education trata de um jovem de 12 anos que é vítima de uma política de segregação na escola.

Em cartaz até o fim do ano, a seleção destaca obras de McQueen que abordam a história e seus apagamentos, além das possibilidades de construção de futuros. A programação tem apoio da The Criterion Collection. Para acompanhar a exibição dos filmes, o Cinema do IMS publicará, em sua revista mensal, a partir de outubro, um ensaio sobre Small Axe assinado por Ashely Clark, diretor curatorial da The Criterion Collection, uma série de ensaios inéditos da pesquisadora Mariana Queen Nwabasili e a transcrição de uma conversa entre Steve McQueen e o sociólogo Paul Gilroy.

Serviço

Histórias ocupadas: Steve McQueen

De setembro a dezembro

Cinema do IMS Paulista –

IMS Paulista: Avenida Paulista, 2424. São Paulo, SP, (11) 2842-9120

Programação mês a mês

Setembro

Exibições de Occupied City (2023), Steve McQueen | 266’, DCP*

14 de setembro (sábado), às 17h

26 de setembro (quinta) às 17h
*Devido à duração de 4 horas do filme, as sessões terão intervalo de 20 minutos.

Outubro
Small Axe − Ep#1: Mangrove

Steve McQueen | Reino Unido, EUA | 2020, 127’, DCP

Data da exibição a definir

Novembro

Small Axe − Ep#2: Lovers Rock

Steve McQueen | Reino Unido, EUA | 2020, 70’, DCP

Small Axe − Ep#3: Red, White and Blue

Steve McQueen | Reino Unido, EUA | 2020, 81’, DCPData das exibições a definir

Dezembro

Small Axe − Ep#4: Alex Wheatle

Steve McQueen | Reino Unido, EUA | 2020, 66’, DCP

Small Axe − Ep#5: Education

Steve McQueen | Reino Unido, EUA | 2020, 63’, DCP

Data das exibições a definir

Ingressos para Occupied City: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural

Ingressos para os filmes de Small Axe: Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes e limite de 1 senha por pessoa.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes