Projeto incentiva o desenvolvimento de soluções para problemas reais das cidades localizadas nos arredores do Complexo Industrial da Nissan em Resende, RJ
Com o objetivo de continuar impulsionando a educação, a inovação e o empreendedorismo na região Sul Fluminense, o Instituto Nissan lançou, em um evento virtual, a segunda edição do Inova-san. Criado em 2019, o programa busca incentivar o desenvolvimento de soluções para problemas reais que impactam a comunidade local, onde está localizado o Complexo Industrial da marca.
Desta vez, além de abranger o público universitário, o projeto também irá receber inscrições de alunos de escolas técnicas e que têm a partir de 16 anos. Na edição 2020, que será toda online, os estudantes serão desafiados a resolver questões locais relacionadas a uma das três temáticas: Meio Ambiente, Mobilidade Inteligente e Saúde.
A primeira edição do Inova-san teve quase mil inscritos e cerca de 250 projetos cadastrados. O programa conta com a co-realização da comunidade local de inovação Rio Sul Valley.
“Nossa edição de lançamento, em 2019, foi um sucesso e o mais importante é que ela nos ajudou a provar todo o potencial que os estudantes do Sul Fluminense têm de fazer a diferença na vida das pessoas, tanto da região quanto do nosso País como um todo. Estamos confiantes de que, mais uma vez, vamos gerar um impacto muito positivo para as comunidades”, afirma a presidente do Instituto Nissan e gerente sênior de Sustentabilidade da Nissan, Rosane Santos.
Para participar do Inova-san, os jovens devem formar grupos de até 5 pessoas, com no mínimo 3 estudantes da mesma universidade ou escola técnica. Os participantes poderão se cadastrar apenas com uma ideia inicial e inserirem as atualizações na plataforma do programa para estruturá-la até o último dia das inscrições, que vão até 18 de outubro.
Para ajudar no desenvolvimento dos projetos, durante todo esse período acontece o Sparking Festival, com atrações diferentes todos os dias da semana, totalizando 36 horas de conteúdo gratuito e virtual. Entre as atividades programadas estão sessões para tirar dúvidas sobre o Inova-san, palestras com especialistas abordando as temáticas do programa e com professores da região para falar sobre problemas locais, bate-papo sobre criatividade e geração de ideias e mentorias coletivas. Nessa fase acontece ainda o Ideathon, evento de três horas de duração realizado em três sábados consecutivos com programações simultâneas e variadas. Todo esse conteúdo também ficará disponível, gravado, na página do Instituto Nissan no Youtube (www.bit.ly/2020inovasan).
Ao fim de toda essa jornada de conhecimento, os autores dos melhores projetos de cada categoria receberão como prêmio uma viagem com destino a ser definido, percorrendo locais relacionados à inovação e ao empreendedorismo, mentorias personalizadas com executivos, e mentorias técnicas com profissionais variados.
As inscrições para o Inova-san acontecem pelo site www.inovasan.com.br.
Confira abaixo as etapas do Inova-san:
De 1º de setembro a 18 de outubro: Inscrições e Sparking Festival
19 e 26 de setembro e 3 de outubro: Ideathon, atrações variadas e simultâneas para ajudar no desenvolvimento dos projetos
25 de outubro: Final da primeira fase e divulgação dos 21 projetos selecionados para a próxima etapa
26 de outubro de 2020 a 14 de janeiro de 2021: Feeding – os grupos escolhidos passarão a receber mentorias personalizadas com profissionais diversos de acordo com o tema de seus trabalhos. No fim dessa fase, acontece a seleção dos 9 projetos finalistas, sendo 3 de cada categoria.
15 de janeiro de 2021: Final da 2ª fase e divulgação dos 3 projetos vencedores, sendo um de cada categoria.
25 de janeiro a 5 de março de 2021: Growth – fase de premiação e fomentação das ideias vencedoras.