Projeto social realizado em conjunto com a Associação Borda Viva e Supera (PR) já reutilizou mais de 12 toneladas de materiais pela economia circular
O Instituto Renault recebeu, durante a 7ª edição do Prêmio L’Auto Preferita, o título de “Melhor Projeto Socioambiental 2021, pelo apoio à Associação Borda Viva e Supera, do Paraná, no projeto de reaproveitamento de materiais oriundos da fabricação de automóveis. A partir de aparas de tecidos de bancos e cintos de segurança, doados pelos fornecedores da Renault, são transformados em produtos, como bolsas, mochilas, necessaires e outros itens, disponibilizados em 75 concessionárias da Renault em todo o Brasil.
Desde 2015, quando o projeto teve início, mais de doze mil toneladas de materiais já foram transformadas utilizando-se da técnica do upcycling, ampliando assim o ciclo de vida dos materiais. Além disso, a venda destes produtos contribui para a geração de renda de cerca de 20 mulheres, nos dois projetos sociais. As coleções de produtos desenvolvidas pelos projetos já foram comercializadas até no icônico L’Atelier Renault, localizado na Champs-Élysées, em Paris, na França, e concessionárias Renault na França.
A Premiação L’Auto Preferita é organizada pelo Grupo Carsughi e está em sua sétima edição, reunindo 21 jornalistas automotivos de todo o País que votam em sete categorias.