Especialista lista itens de segurança para serem verificados antes de comprar um carro usado e garantir a segurança na aquisição
Comprar um carro exige alguns cuidados, principalmente se ele for usado ou seminovo. Certificar-se de que alguns itens estão presentes e operantes no veículo é essencial para ficarmos mais tranquilos e seguros no momento da aquisição.
O Instituto Ipsos fez uma pesquisa mostrando o que as pessoas costumam considerar antes de comprar um automóvel, e o top 3 é: preço, eficiência do combustível e itens de segurança. Dentre os equipamentos de segurança para carros mais comuns, a maior parte dos compradores dá mais atenção a airbags, freios e cintos de segurança.
Ao comprar um carro com esses equipamentos, é importante consultar a legislação brasileira para entender quais são obrigatórios hoje e conferir os principais itens de segurança do usado ou seminovo:
- Airbags: consulte o proprietário se o veículo possui airbags, quantos são e onde estão. Os frontais são obrigatórios por lei desde 2014, e é importante averiguar se estão funcionando corretamente. Para isso, basta girar a chave ou apertar o botão de partida: se a luz do airbag acender e apagar após alguns segundos, está tudo certo. Se permanecer acesa ou não acender, então algo pode estar errado: talvez seja necessário consultar uma concessionária credenciada ou um mecânico de confiança.
- Pneus: confira as condições visuais do pneu e procure pelo indicador de desgaste TWI. Observe também as dimensões e as capacidades, analisando se o tipo de pneu é o modelo indicado para aquele modelo de carro – muitos donos de veículos instalam pneus que não são recomendados pela fabricante do automóvel, o que pode comprometer sua dirigibilidade.
- Cintos de segurança: a legislação atual exige que todos os lançamentos de automóveis, nacionais ou importados, desde janeiro de 2018, venham de fábrica com o cinto de segurança de três pontos. Verifique se o cinto não está com cortes ou dobras que possam impedir sua elasticidade. Teste também como é o travamento do cinto, e confirme se há um equipamento para cada passageiro.
- Luzes: ligue o carro e teste o funcionamento das luzes: acenda os faróis, pise no freio para constatar se as luzes de frenagem operam normalmente, acione as setas em ambos os lados e engate a ré para testar se a luz indicativa acende. Na parte traseira, veja se há refletores vermelhos no para-choque e iluminação da placa na cor branca.
- Cadeirinha infantil: para quem tem filhos pequenos, uma preocupação constante é a segurança das crianças nas cadeirinhas, fixadas no banco traseiro. Nos carros mais antigos, o procedimento de fixação utilizava os próprios cintos de segurança. Hoje é exigida a presença do Isofix, que é o padrão internacional para fixação de cadeirinhas infantis. Elas devem ficar presas em ganchos soldados na carroceria, ao invés dos cintos de segurança.
- Freios: o test drive é essencial para conferir se os freios estão funcionando corretamente: procure fazer um trajeto que inclui subidas e descidas e não esqueça de verificar o freio de mão nas saídas em rampas. Os freios ABS são obrigatórios desde 2014 para carros novos. Esse equipamento é um auxílio eletrônico de segurança que tende a evitar o travamento das rodas em frenagens de emergência, mas é preciso averiguar em quais condições o dispositivo se encontra: barulhos na hora da frenagem e trepidações ao frear podem indicar problemas eletroeletrônicos, defeitos nos sensores e necessidade de manutenção.
- Controle de estabilidade: trata-se de um sistema eletrônico que funciona de forma independente no freio de cada roda para corrigir o trajeto do veículo em casos de perda de aderência dos pneus. Pergunte ao vendedor se o carro possui o acessório, ou procure no painel por uma tecla com desenho de um carro derrapando. É esse botão que habilita o equipamento e indica se o veículo conta com a tecnologia de segurança.
- Limpadores, travas, espelhos e demais sistemas: é essencial que você cheque as condições desses itens. Se algum está ausente, quebrado ou apresentando falhas, o melhor a fazer é negociar o reparo antes da compra ou, até mesmo, ajustar o valor no preço do carro, já que, obrigatoriamente, você terá que rodar com esses equipamentos em ordem.
Além de buscar mais segurança usando o veículo nas ruas e estradas, cada vez mais as pessoas também se preocupam com a segurança envolvida na negociação do novo carro. Afinal, o mercado de compra e venda de usados e seminovos pode esconder surpresas desagradáveis, como golpes financeiros, carros problemáticos e até mesmo situações potencialmente perigosas em encontros com vendedores desconhecidos. Por isso, não tenha medo ou vergonha de recorrer a um mecânico profissional para conferir esses parâmetros para você. Sua segurança em primeiro lugar!
Fonte: Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi