Rodrigo Mattar conseguiu reunir histórias incríveis de grandes pilotos da F1
No livro “Quase Heróis”, de Rodrigo Mattar, que chega às livrarias pela editora Gulliver, o jornalista e escritor deixa claro que escolheu a dedo contar a história de 31 pilotos com grande trajetória no automobilismo, mas que não se tornaram campeões mundiais.
Qual detalhe tirou o nome destes pilotos do pódio? Um milésimo de segundo? Uma curva? Um motor fraco? Uma equipe desorganizada. Isso, talvez, ninguém sabe responder, mas, de fato, Rodrigo conseguiu reunir um grupo seleto de pilotos que mereciam ter chegado lá. E ao relacionar os nomes dos pilotos para o livro, Mattar teve o cuidado de mostrar como todos estão ligados há um mesmo destino: ser o número 2, o vice, aqueles que quase chegaram, que quase foram heróis.
Na relação nomes de peso como Gilles Villeneuve, Gerhard Berger, Juan Pablo Montoya, Jean Alesi, Riccardo Patresi e é claro os brasileiros, José Carlos Pace, Felipe Massa e Rubens Barrichello. Entre os pilotos, Rodrigo não esconde a emoção ao escrever sobre Gilles Villeneuve. “Ele eternizou o número 27 como um sinônimo de valentia, como aquele piloto que não se entregava, porque o Villeneuve era isso”, afirma Rodrigo ao dizer ainda que mesmo com um carro horrível ele ia lá dava o sangue e fazia o que estava ao alcance dele. O escritor revela ainda que chorou quando Villeneuve morreu em Zolder, na Bélgica no ano de 1982.
O livro que contém uma pesquisa inédita do currículo de cada piloto ainda reserva detalhes que Rodrigo Mattar guardou na memória ao longo de 43 anos acompanhando provas de Fórmula 1. “É um compilação das histórias e da carreira de cada piloto, em língua portuguesa, o que nunca tinha sido feito”.
Mesmo falando sobre aqueles que quase foram heróis, Rodrigo Mattar consegue no livro ressignificar a definição do que é ser um campeão. E afirma que perder faz parte desse jogo que é a vida. “E a gente não pode considerar que os pilotos do Quase heróis são derrotados não, porque eles deixaram marcas maravilhosas na história do automobilismo, senão a gente não estaria falando deles ” conclui o escritor.
O livro “Quase Heróis” que chega nas livrarias pela editora Gulliver e é um tributo aos grandes nomes da Fórmula 1 que nunca vão passar despercebidos na história.