Motocicletas deverão passar por reprogramação do mapa de injeção eletrônica
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall das motos Ninja H2 SX SE, ano modelo 2019 e 2020, com números de chassis abaixo identificados. A Kawasaki Motores do Brasil Ltda. deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Identificação das motos envolvidas
ano 2019 número de chassis de JKBZXVB1*KA007011 até JKBZXB1*KA0077007
ano 2020 número de chassis de JKBZXVD1*LA003001 até JKBZXVD1*LA003005
No comunicado a empresa informa que, nas unidades afetadas, se as marchas forem engatadas inapropriadamente, pode ocorrer um erro do programa de controle do motor (ECU), causando aumento súbito nas rotações do motor. Ao engatar a marcha em alta rotação, o choque inicial das engrenagens pode danificar as mesmas, gerando assim, uma situação de risco com a possibilidade de acidentes fatais.
Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca a reprogramação do mapa de injeção eletrônica. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 773 1210, das 9h às 17h e o site www.kawasakibrasil.com
Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.
O Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: https://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/ .