Kit amortecedor na hora da manutenção da suspensão

Composto por coxim, coifa e batente, o kit realiza o encaixe do amortecedor com a carroceria do carro, com o objetivo de absorver o impacto das vibrações causadas ao trafegar com o veículo

Componentes fundamentais do sistema de suspensão, os amortecedores têm como função controlarem os movimentos de abertura e fechamento das molas ao transitar por depressões, lombadas ou vias irregulares, manterem o contato dos pneus no solo, também a estabilidade do veículo nas curvas e conforto dos ocupantes do veículo. “Os amortecedores são considerados itens de segurança, merecendo total atenção na hora da manutenção. Mas, é preciso ficar atento também às condições do kit amortecedor, pois se comprometido, o papel dos amortecedores ficam prejudicados”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, para garantir o sucesso da venda ou da manutenção, vendedores e reparadores precisam conhecer bem todo o sistema de suspensão, especialmente, o kit amortecedor, conjunto de peças que realiza o encaixe do amortecedor com a carroceria do carro, com o objetivo de absorver o impacto das trepidações naturais do uso do veículo, de modo que não causem danos.

O kit amortecedor é composto por coxim, coifa e batente. A peça que dissipa a energia cinética dos impactos na suspensão, assim sustentando o amortecedor na carroceria, é o coxim, de metal e revestido de borracha, segundo o gerente. Já a coifa atua como tampa para a haste do amortecedor, evitando a entrada de resíduos e o batente suaviza os impactos do final do percurso.

A recomendação é substituir o kit amortecedor juntamente com os amortecedores, pois peças desgastadas podem ocasionar ruídos e prejudicar o desempenho da suspensão.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o Blog da Nakata (https://blog.nakata.com.br/kit-amortecedor/).

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes