4ª geração do Kia Sportage chega esta semana ao mercado brasileiro recheada de itens de conforto e de segurança, capazes de superar o modelo anterior mas, sobretudo, de suplantar os seus principais concorrentes da categoria. Também por seu design inteiramente renovado que posiciona o novo modelo com mais sofisticação, esportividade e dinamismo. As projeções da Kia Motors Corporation, para o novo Sportage, são alentadoras.
Enquanto a marca sul-coreana comercializou 554 mil unidades da 1ª geração (de 1996 a 2002), 842 mil unidades da 2ª geração (2004-2009) e da 3ª geração, pouco mais de 1,6 milhão de veículos (entre 2009 e 2015), a montadora espera ultrapassar a marca de 3 milhões de unidades com a 4ª geração, no período médio de 5 anos. “Certamente, o novo Sportage será mais um sucesso da Kia Motors pelo mundo. No Brasil, a partir da 3ª geração, o Sportage sempre foi nosso carro-chefe”, elucida José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
“Pela boa receptividade da 4ª geração, na fase de pré-venda, estou seguro de que será por muito tempo o nosso principal produto. Devemos comercializar cerca de 400 unidades por mês. Infelizmente ainda estamos limitados à cota máxima de 4.800 unidades/ano, sem os 30 pontos percentuais no IPI, o que nos dificulta aumentar os volumes”, argumenta.
Quatro pilares sustentam a aposta da Kia Motors no novo posicionamento do Sportage entre os modelos Premium da categoria SUV compacto, a começar pela liderança de tendências em design, mais qualidade em segurança veicular, novos opcionais – controle de assistência em aclives, faróis de neblina em LED, detector de ponto cego, assistente de tráfego, seletor de modo de condução, entre outros – e substanciais alterações em suas dimensões estruturais.
Vencedor dos prêmios Reddot Award 2016 e do iF Design Awards 2016, em relação às dimensões, o Sportage ganhou mais 40 mm no comprimento (4.480 mm), mais 30 mm na altura (1.655 mm), 30 mm (2.670 mm) na distância entre-eixos e manteve a largura de 1.855 mm, ante as medidas do modelo anterior. Com isso, além de proporcionar mais conforto a todos os ocupantes de veículo, o seu volume de porta-malas subiu de 740 litros para 868 litros. Com as novas medidas, o Sportage passou a ter CX (Coeficiente aerodinâmico) de 0.33, ante ao 0.35 do modelo anterior.
Na parte dianteira, 4ª geração do Sportage ganhou novo conjunto ótico, com luzes diurnas de navegação icônicas e circulares em LED, luzes baixa e alta com lâmpadas halógenas e luz de setas. Quanto aos faróis de neblina dinâmicos, dois modelos distintos para as versões LX e EX. Enquanto a primeira recebe uma lâmpada halógena, a segunda versão ganhou quatro lâmpadas em LED.
Na parte traseira, o Sportage 2017 ganhou lanternas mais sofisticadas e um spoiler com defletor lateral, que reduz a resistência do ar e, assim, melhora a eficiência de consumo de combustível. Ainda no conjunto ótico traseiro, na versão LX as lanternas são de lâmpadas halógenas e na SX lâmpadas em LED. A Kia Motors ampliou também os retrovisores externos. Ainda na parte exterior do SUV compacto, o Sportage traz na versão de entrada rodas de liga leve de 17 polegadas e na topo de linha rodas de 19 polegadas, o que conferem mais esportividade ao veículo.
A 4ª geração do Sportage teve seu habitáculo completamente renovado, a começar pelo painel de instrumentos que privilegia o condutor do veículo. E, por conta do aumento da distância entre-eixos, prioriza o conforto de todos os passageiros. O banco do motorista, por exemplo, agora tem 10 posições de regulagens (no de passageiro, 8). No banco traseiro, também 8 posições de regulagem, de 23º a 39º (no Sportage anterior, de 23º a 28º).
Na versão LX, o Sportage traz de série itens como ar-condicionado manual; piloto automático; chave tipo canivete com travamento de porta e abertura das portas e do porta-malas à distância; console central com descansa-braço ampliado em 49 mm; porta-objetos e porta-copos; iluminação no porta-malas; rádio CD/MP3 player, bluetooth com kia_sportage 2 controle no volante, entrada auxiliar e USB; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; sistema imobilizador de ignição; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré.
Já na versão EX, o modelo conta com ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone; banco do motorista com ajuste elétrico+lombar e dez opções de variação; botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key; computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores; piloto automático com controles no volante; paddle shift; revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas; spoiler traseiro; luz diurna de navegação com LED e outros. A versão topo de linha possui também teto solar elétrico duplo panorâmico ampliado em mais 20 cm2.
Além do design atraente e marcante, o Sportage se destaca pelo desempenho. Está disponível com motorização 2.0 litros, DOHC, 16 válvulas com dual CVVT. Alimentado com etanol, o motor entrega 167 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 20,2 Kgm a 4.700 rpm. Com gasolina, chega a 156 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 18,8 Kgm a 4.700 rpm. No mercado brasileiro, o modelo pode ser encontrado em duas versões, todas com câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e autoadaptativo.
Foi mantida a direção elétrica progressiva. A carroceria longa e a distância entre-eixos – respectivamente 4.480 e 2.670 mm – garantem que os ocupantes do Sportage desfrutem de uma cabine espaçosa. A capacidade volumétrica de carga varia de 868 litros com os bancos traseiros ocupados a 1.770 litros com os assentos traseiros rebatidos. Segurança – A Kia investiu pesado em programas de pesquisa e desenvolvimento para reforçar a segurança ativa e passiva de seus veículos e oferece os mais elevados níveis de proteção aos ocupantes.
Para garantir que o SUV compacto da Kia seja uma experiência segura e gratificante para todos os ocupantes, o Sportage oferece aos clientes sistemas de segurança de última geração e equipamentos de série como acelerador eletrônico tipo Drive-by-Wire; acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade; airbags frontais para motorista e passageiro dianteiro; barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e zona de deformação programada; encostos de cabeça dianteiros ativos; freios a disco duplo ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD; e sensores de aproximação no para-choque traseiro. Na versão topo de linha, a EX, o Sportage traz ainda airbags laterais e de cortina, assistência na partida em subidas (HAC), assistente de tráfego (RCTA), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de frenagem na descida (DBC), controle de tração (TCS), sistema de assistência à frenagem (BAS) e o detector de ponto cego (BSD).
Na 4ª geração do Sportage, porém, o avanço mais significativo em segurança veicular foi o aumento em 33 pontos percentuais na utilização de aço avançado de alta resistência na construção de sua carroceria, passando de 18% para 51% do total de aços empregados. Por conta dessas mudanças, o novo Sportage ganhou cinco estrelas no Euro NCAP, outras cinco estrelas no NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration e pontuação máxima de segurança no IIHS – Insurance Institute for Highway Safety. As duas versões do Sportage 2017 chegam ao mercado brasileiro com preços ao consumidor final de R$ 109.990,00 (LX) e R$ 134.990,00 (EX). O Sportage possui garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.
Durante a apresentação da 4ª geração do Kia Sportage foi possível ter uma leve impressão das principais modificações do modelo. O percurso foi bem curto, mas deu para saber das melhorias no modelo. Um único item ainda é uma incógnito nos modelos coreanos: o freio de mão é no pé! Coisa para ser repensada já que o motorista brasileiro não está acostumado com isso!