A JAC Motors quer mesmo ser uma marca de respeito aqui no País. E, de olho no que op consumidor quer, está lançando a linha 2014 dos seus modelos mais apimentados, o J3 S que, agora é completa com os modelos hatch e sedã, representado pelo Turin. Estes dois modelos representam a nova de bicombustíveis da está desembarcando no País, que já contam com a carroceria redesenhada pala marca chinesa representada aqui no Brasil pelo Grupo SHC.
Os dois modelos contam com a mesma motorização 1.5 utilizada no irmão maior J5, que foi devidamente calibrada para dar ao consumidor a oportunidade de experimentar um sedã compacto com alma esportiva, considerando que está é a estreia do 1.5 16V VVT no J3 Turin. A ideia consiste em creditá-lo com a mesma essência que a primeira versão do J3 “invocado” já havia proporcionado.
Vistos por fora, o consumidor percebe a que os compactos chineses vieram. As faixas decorativas que embelezam a lateral do J3 ganharam novas opções para dar um visual ainda mais esportivo. Novas rodas especialmente desenhadas também dão o tom nervoso do novo JAC. Junto, claro, do logo “Jet Flex” que identifica o modelo na tampa do porta-malas.
Ao abrir a porta dos veículos, diversas características deixam claras as intenções da família J3 S 1.5 Jet Flex. Os modelos ganharam costura do volante, bancos, coifa do cambio e toda a iluminação do painel em cor vermelha, novos pedais e soleiras. O mais importante, no entanto, encontra-se sob o capô.
As letras na tampa do motor alertam: 1.5 VVT. Herdado do sedã médio J5, o nome completo do motor é 1.5 16V VVT Jet Flex. Ele foi inteiramente retrabalhado para receber a tecnologia flex fuel, em conjunto entre os engenheiros da JAC Motors e da Delphi, tanto na China quando no Brasil. O resultado desta parceria foi a eliminação de um inconveniente: o tanque de gasolina para partida a frio.
O motor colocado nos dois compactos tem potência máxima de 125 cv a gasolina e 127cv com etanol, a 6000 rpm. De torque, são 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Fazendo de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, J3 S e J3 Turin S se aproximam de 200 km/h de velocidade máxima. Isso com sua transmissão manual de cinco velocidades.
O foco no desempenho, porém, não cegou nossos engenheiros em relação ao consumo. É aí que tecnologia VVT entra. O Variable Valve Timing, ou Comando Variável de Válvulas, permite a variação no tempo de abertura das válvulas, fazendo com que o motor ofereça torque em baixas e médias rotações, bem como apresente potência nos altos regimes.
Para receber a tecnologia Jet Flex, os engenheiros da JAC China, com apoio das equipes brasileiras, que realizaram os testes de rodagem nas etapas de desenvolvimento, promoveram algumas adaptações ao motor 1.5 genuíno. A flauta de alimentação do sistema de injeção de combustível é a principal delas: ela é maior e mais alta, com o intuito de acomodar novos bicos injetores que possuem um sistema de pré-aquecimento do etanol. É esse aparato, em conjunto com uma nova central eletrônica, que promove o grande diferencial da família Jet Flex: dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio.
Ser completo significa que o chinês vem com direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com USB, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-função e regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme anti-furto, bancos em Black Fabric com ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura e mais uma boa lista de itens de série.
Na mecânica, o conforto do modelo se encontra em sua suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais; e suspensão traseira independente, tipo Dual Link também com molas helicoidais. Além disso, há também a segurança de seus freios ABS com EBD e seu airbag duplo, que também são padrões da marca antes da obrigatoriedade por lei no Brasil. Com pneus 185/60 R15, as rodas em liga de alumínio de 15″ estão disponíveis em diversos modelos ao gosto do consumidor.
Fotos: Claudio Laranjeira/Divulgação