Faltava, no mercado, uma maxivan. Motivos para isso não faltam: proximidade da Copa do Mundo de 2014, transporte de famílias e turistas para aeroportos e passeios. Enfim, uma infinidade de opções que havia a necessadidade de um veículo grande e confortável. E a JAC Motor, de olho neste curioso mercado, não hesitou e apresentou sua maxivan T8.
O JAC T8 comporta confortavelmente motorista e seis passageiros, vai ocupar um espaço único no mercado brasileiro. Oriunda de um segmento extremamente competitivo no mercado chinês, em que a marca é líder – o das vans de transporte de passageiros –, o T8 propõe-se a cumprir uma missão que nenhum modelo vendido no Brasil era capaz: transportar com extremo conforto sete pessoas. Parecia simples. Mas nenhum carro ou van do mercado atingia essa proeza. No passado existiam opções como a Volkswagen Caravelle e o Hyundai Starex H1.
Antes de efetuar o lançamento, a JAC Motors experimentou uma longa trajetória de “clínicas” com futuros clientes, uma delas, inclusive, com jornalistas especializados. Destinada fundamentalmente a empresas que necessitam de carros grandes para traslados executivos, a T8 recebeu dezenas de aprimoramentos e adaptações antes de ganhar os espaços dos show rooms da rede autorizada JAC Motors no País.
Com 5,1 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,97 metro de altura, o que torna a JAC T8 um veículo “compacto” para transporte de passageiros frente às vans, o modelo oferece toda a comodidade que suas supostas concorrentes não possuem. Ela é configurada no formato 2+2+3, onde as poltronas da fileira intermediária são individuais, reclináveis, removíveis e giram 360 graus. Mas isso não é tudo: o novo JAC Motor é equipado com bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico, teto solar, ar-condicionado com controle independente para o compartimento traseiro, luzes individuais de leitura, central multimídia com entrada USB e Bluetooth; entre outros itens.
A distância entre-eixos de 3,08 metros elimina quaisquer problemas quanto à acomodação das pernas de cada passageiro. E o melhor: atrás da última fileira de bancos, com o posicionamento “padrão”, o espaço para bagagem permanece generoso: são 1.310 litros, o que acondiciona malas de vários passageiros. Se necessário, todos os bancos traseiros podem ser retirados, revelando um espaço de carga digno de um furgão. Sem a última fileira de bancos, o espaço para carga sobe para 3.550 litros. Ou 4.800 litros se retirados também os dois centrais.
O motor 2 litros, com 16 válvulas e turbocompressor, assistido por intercooler, da T8 é mais do que suficiente para enfrentar os desafios do trânsito e das rodovias sem grandes esforços. Acoplado a uma caixa transmissão manual de seis velocidades, ele rende potência máxima de 175 cv a apenas 5.400 rpm, com o torque máximo de 260 Nm mantendo-se constante de 2.000 a 4.000 rpm. Essa receita permite ótimo equilíbrio entre performance e consumo de combustível, uma vez que a elasticidade do propulsor, associada às relações longas de marchas, garante uma dirigibilidade convincente – velocidade máxima de 165 km/h –, mesmo com o carro carregado, sem qualquer prejuízo à economia de combustível. Com uma capacidade de 80 litros no tanque de gasolina, a JAC T8 possui grande autonomia.
Trazendo ainda acendedores de cigarro e tomadas 12v de sobra, seis alto-falantes, rádio MP5 com antena externa e 6 porta-copos, não é só pela preocupação com os passageiros que a T8 quer ser reconhecida. O motorista que guiar a maxivan de luxo pode contar com volante revestido em couro com regulagem de altura, comandos multifunção e direção hidráulica. O veículo também inclui computador de bordo, abertura interna da tampa do tanque de combustível, retrovisores com acionamento elétrico e repetidor de seta, vidros elétricos, faróis com regulagem elétrica de altura, desembaçador traseiro, retrovisor interno antiofuscante, limpador traseiro com temporizador e quebra-sol com espelho de cortesia.
Sem nunca esquecer do conforto, o modelo possui suspensão dianteira com triângulos inferiores e superiores. Na traseira, que recebe o diferencial – a tração da T8 é nas rodas de trás –, a suspensão é constituída por um eixo rígido. Ambas contam com molas helicoidais progressivas e barras estabilizadoras. As rodas de 17” são em liga de alumínio com pneus 225/60 e os freios tanto dianteiros como traseiros são a disco ventilado com ABS e EBD.
E como é dirigir a T8 A principio parece bem complicado, pois ver aquele veículo de proporções avantajadas assusta. Sentado, ajuste de banco e de volante, cinto de segurança colocado. E vamos lá para mais um teste drive. O bacana dele foi ir com mais outros cinco ocupantes. Um teste drive bem interessante já que o JAC T8 apresentava sua capacidade máxima. O percurso? São Paulo até a cidade de Itu, distante 75 km. E vamos lá. No inicio um certo barulho esquisito: o freio de mão apresentava-se puxado. Depois de desacionado, fomos até nosso destino.
O JAC T8 mostrou-se muito fácil e gostoso de dirigir. Trocas de marchas suaves e motor respondendo muito bem quando solicitado. Freios também seguros e de rápida resposta. Como estávamos em seis, as trocas de motoristas eram constantes. Constamos, aí, o conforto dos bancos traseiros. Enfim, uma das experiências mais agradáveis e curiosas nesses quase 23 anos de mercado. Faltou o preço: R$ 114.900. E a tal maxivan chinesa tem tudo pra pegar aqui no Brasil.
Fotos: Cláudio Laranjeira/Divulgação