Ela chegou a sua sétima geração e, de quebra, vai ser fabricada aqui! Sofreu uma grande mudança para se adequar ao mercado de carros premium que tem um cliente cada vez mais exigente. Bom, esta é a nova Mercedes-Benz Classe C, o best-seller mundial da marca germânica que acaba de ser apresentada aqui no Brasil que chega com as seguintes versões em pacotes fechados: C 180 Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 Avantgarde e C 250 Sport.
O novo Mercedes-Benz Classe C cresceu 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm), 95 milímetros nio comprimento (4.686 mm) e 40 milímetros na largura (1.810 mm). Com isso, aumentou o espaço interno, principalmente para os passageiros de trás. As versões trazidas para o Brasil têm a dianteira mais esportiva, com uma grande estrela no centro da grade (no exterior, há a opção de uma grade lisa, com a estrela sobre o capô). Os faróis são de LEDs.
Já no interior, materiais de alta classe e toque agradável e precisão nos detalhes caracterizam o interior – padrão normal para a marca. O motorista e o passageiro da frente contam com muito espaço e alto luxo, com estilo moderno. Muitos dos detalhes internos foram importados dos modelos das classes superiores E e S.
Um grande painel em uma única peça do console central se estende das entradas de ar centrais até o apoio de braços, criando uma maior sensação de espaço. Um toque um pouco dissonante está no display central, com uma tela de sete polegadas (8,4 polegadas no C 250 sport), que parece um acessório não original alí implantado. O touchpad no túnel central permite operar todas as funções da unidade central pelo movimento dos dedos. O touchpad também permite a entrada de letras, números e outros caracteres manuscritos.
Os motores a gasolina BlueDIRECT do Classe C que chegam ao Brasil utilizam muito da tecnologia dos V6s e V8s da marca. O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade.
A terceira geração da tecnologia de injeção direta é complementada pela “ignição múltipla rápida”. Após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em apenas um milésimo de segundo. O resultado é maior desempenho com menor consumo e menos emissões.
O modelo avaliado para um rápido teste drive de São Bernardo do Campo até Campinas – cerca de 300 quilômetros entre grades trechos de estrada e poucos de cidade – foi o mais esportivo da família: o C 250 Sport que chega com o acabamento externo AMG, que inclui entradas de ar dianteiras maiores, rodas de 18 polegadas, discos de freios perfurados e pinças na cor cinza, duas saídas de escapamento, difusor aerodinâmico traseiro e faróis Full-LED com sistema ILS (Intelligent Light System). O interior, também com design AMG, incorpora volante com base reta, pedais em alumínio, painel em madeira Black Ash com textura natural (sem polimento), forração em couro natural (opcionalmente em vermelho), bancos esportivos, bancos dianteiros com comandos elétricos e sistema Comand Online com tela de 8,4 polegadas. Seu preço é de por R$ 189.900,00.
Quanto a pequena avaliação do modelo constatamos que o motor quatro cilindros de 1.991 cc e potência de 221 cv, responde muito bem quanto solicitado. Uma leve acelerada faz o C 250 atingir uma velocidade alta. Quanto a dirigibilidade é um carro na mão e chama atenção por onde passa, afinal é um Mercedes-Benz. Sistema de freios é bem seguro e responde rapidamente quando solicitado. Enfim, um Mercedes-Benz puro sangue alemão.