Lançamento: o novo SUV com a marca e DNA da Peugeot, o 5008  

Ao lado do 3008 e do 2008, o novo SUV chega para integrar a gama de mais moderna da história da marca francesa

Ele tem o DNA da marca! E vai ser, sem dúvida nenhuma, um sucesso de vendas! Trata-se do novo SUV Peugeot 5008 que vai consolidas a chamada “Nova Peugeot” no mercado brasileiro como uma marca reconhecida pela qualidade de produtos e serviços. Os dois, digamos, irmão da novidade francesa são o 2008 e 3008 que já conquistaram espeço no mercado do País.

O novo SUV Peugeot 5008 chega nas versões Griffe e Griffe Pack, contando com a mesma plataforma moderna do 3008. A grande novidade fica por conta do amplo espaço interno, um vasto compartimento de bagagem de 780 litros, uma segunda fileira ajustável composta por três bancos independentes, além de dois bancos retráteis e removíveis na terceira fileira. Com seus quase 200 mm a mais de comprimento, ele é um utilitário esportivo que acomoda até sete passageiros e que chega ao mercado oferecendo muita tecnologia, dinamismo e sofisticação.

Seu design arrebatador demonstra fluidez, estabilidade e requinte, somados a força e potência de um autêntico SUV. Esguio, o 5008 tem estilo moderno e elegante, de personalidade única. Chega com uma nova proposta no segmento dos utilitários esportivos de sete lugares: um generoso espaço interno e muita funcionalidade. Dotado de uma modularidade e de equipamentos (mesinhas dos bancos traseiros, persianas de proteção solar, porta objetos no assoalho da segunda fileira) exclusivos, o 5008 inspira experiências associadas aos aposentos das residências de seus proprietários.

As dimensões do novo SUV Peugeot 5008 são as seguintes: 4.641 mm de comprimento; 1.906 mm de largura; 1.646 mm de altura; 2.840 mm de distância entre-eixos; 240 mm de vão livre; 19º de ângulo de ataque; 29º de ângulo de saída.

O 5008 adota também todos os códigos específicos de um SUV com sua frente verticalizada, capô longo e horizontal, linha de cintura alta, vastas proteções (parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e parte inferior das portas), grandes rodas e altura livre do solo ampliada. O veículo transmite essencialmente um sentimento de harmonia, de equilíbrio exato das proporções e de uma dosagem bem-feita. Um design inspirado, nascido da criatividade vibrante dos seus projetistas.

As linhas são limpas e dinâmicas. A face dianteira vertical demonstra força e agressividade. A ampla grade com facetas cromadas é imponente. O centro da grade acolhe orgulhosamente o Leão da Marca, dotado de proporções harmoniosas. Os faróis halogênicos adotam a tecnologia Full LED. As entradas de ar são numerosas e amplas.

O cluster digital customizado é um caso a parte. De 12,3”, é um dos destaques em termos de tecnologia no 5008. O conjunto totalmente tecnológico é a mais recente evolução do Peugeot i-Cockpit® que ganhou o sobrenome 2.0. Um conceito inovador que revoluciona os códigos tradicionais de condução e que tem conquistado os consumidores em todo o mundo.

A grande tela de última geração sensível ao toque de 8” é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva, que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele tem seis elegantes teclas chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

Outro diferencial e exclusividade no segmento se acha no interior do utilitário como bancos do motorista e passageiro dianteiro com massageador. O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona uma experiência singular, com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um botão exclusivo, situado na estrutura do banco. Os cinco modos disponíveis são:

  • CatPaw (Patas de Gato): sequência do tipo “catpaw” (oito bolsas)
  • Onda: onda ascendente (oito bolsas)
  •  Área: área superior (ombros) e inferior (lombar) (oito bolsas)
  • Lombar: massagem lombar (quatro bolsas)
  • Ombros: área dos ombros (quatro bolsas)

Além de todo o capricho tecnológico, o 5008 também apresenta um nível de acabamento de beleza interior inspirador. Os materiais de alta qualidade, as costuras e o tipo de couro usado em seu acabamento seguem à risca a qualidade e a beleza histórica dos carros da Marca.

Tudo isso fica sob um belo teto solar panorâmico, de dimensões generosas, que tem abertura automática, feita por meio de um botão na parte superior da cabine. Além disso, o teto vem com uma cortina com revestimento e guias luminosas azuis, Ambient Light, em LED.

Com um nível de equipamentos superior aos veículos de sua categoria disponíveis no mercado, o 5008 privilegia não só o espaço e o design, como também a segurança com uma lista de equipamentos como:

  • Active SafetyBrake(Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão);
  • Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo – de Ultrapassagem Involuntária de Linha);
  • Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor);
  • Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos);
  • Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações);
  • Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada) (Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop);
  • Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego);
  • Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).

O trabalho de arquitetura efetuado no 5008 e a diminuição de sua massa são fatores determinantes na busca constante da redução do consumo e das emissões de CO2. A otimização das dimensões, o trabalho feito em termos de volume e o design aerodinâmico permitem exibir um Cx de 0.76, fazendo do novo SUV um dos melhores modelos do segmento.

Para ajudar em sua eficiência, o sofisticado e premiado motor 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina, faz um ótimo papel. Seu torque imponente surge com as 1.400 rpm. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo.

Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport dão maior reatividade e dinamismo ao SUV. Há ainda a opção de trocas manuais por Paddle Shift. Com escalonamento preciso e trocas bem programadas, graças à tecnologia a tecnologia “Quickshift” (mudanças de marcha mais rápidas e excelente fluidez) –, o câmbio do 5008.

Para o lançamento, fizemos um teste drive de aproximadamente 200 quilômetros e pudemos sentir realmente a sensação de dirigir este novo SUV francês que promete ser uma das grandes vedetes da marca e atingir o mesmo sucesso do 3008. O motor 1.6 THP têm folego de sobra.

A Peugeot acredita que seu produto fará sucesso perante seus concorrentes como o Mitsubishi Outlander, Kia Sorento, Hyundai Santa Fé e Toyota SW4. Os preços do Peugeot 5008 são os seguintes: R$ 157.490 (versão Griffe) e R$ 166.490 (Griffe Pack).

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes