Lançamento: Polaris apresenta o novo RZR S 900 para substituir o RZR S 800

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Sua origem americana não esconde o DNA off-road e vem fazendo bonito quando o assunto é UTV (Utility Task Vehicle / Veiculo multi tarefa) e ATV (All Terrain Vehicle / Veiculo todo terreno), aqueles brinquedos de gente grande. Mas você sabe qual a diferença entre um UTV e um ATV? Vou tentar simplificar, UTV utiliza banco como os dos carros, normalmente no formato concha, já o ATV é assento para um ou no máximo dois ocupantes na mesma linha, como num banco de moto. Esta é a forma mais simples de se diferenciar visualmente um do outro.

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O modelo especifico apresentado pela Polaris e que pudemos acelerar numa pista off-road, foi o RZR S 900 “EPS”, com capacidade para dois ocupantes. Equipado com o novo motor 4 tempos ProStar bicilíndrico, tem duplo comando de válvulas no cabeçote, com 875 cilindradas que gera 76 cv com injeção eletrônica e refrigeração liquida. Esse novo propulsor apresenta 40% a mais de potência e aumento de mais de 14% de torque, em comparação ao seu antecessor, porém mais econômico. Dessa forma, o RZR S 900 é 13% mais rápido, sendo capaz de atingir velocidades de 0 a 60 km/h com muito mais facilidade, sem pesar no bolso.

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O Sistema de transmissão é o PVT automático. A tração é Real AWD/2WD sob demanda de alta performance neste modelo. A suspensão merece aplausos, foi retrabalhada e ficou mais estreita, deixando as rodas mais para dentro do carro, o que favorece muito na condução. Ela é formada na dianteira com braço duplo tipo “A” série performance com curso de 12,25″ (31,1cm) e amortecedores Fox Podium X 2.0 com ajuste de compressão e traseira também com braço duplo tipo “A” e amortecedores Fox Podium X 2.0, só que com maior abertura que na dianteira, sendo 13,2″ (33,5) e barra estabilizadora. Impressionante a forma como essa suspensão trabalha, os ocupantes quase não percebem as oscilações do solo e na maioria das vezes passa por ressaltos como se estivesse numa superfície plana,  tudo apoiado no robusto chassis 100% tubular, 38% mais rígido que o modelo antigo. Os freios são eficientes e contam com disco hidráulico nas 4 rodas e pinça de dois pistões nos discos dianteiros, dando mais segurança ao piloto, considerando que o carro pode ultrapassar os 100kmh pesando pouco menos de 550kg.

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Os pneus também melhoraram, agora são construídos com 8 lonas e não 4 como convencionalmente, proporcionando maior resistência a estrutura e principalmente nas bordas, onde freqüentemente sofre cortes, principalmente em solos com pedras. As medidas são 27×9-12 na dianteira e 27×11-12 na traseira, ou seja, um pouco mais fino na dianteira e mais largos na traseira, são da GBC Dirt Commander, montados em rodas de alumínio para manter a leveza, pintadas em preto e com desenho novo e atraente.

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As incríveis dimensões desse UTV são: 200,7 cm de entre-eixos, 269,2 cm de comprimento, 152,4 cm de largura, 181,6 cm de altura e 32 cm de distancia do solo. O peso total é de 547,9 kg. No tanque de combustível cabem 36 litros e é aconselhável utilizar o de alta octanagem. Na caçamba ou compartimento traseiro acima do motor o fabricante indica que pode transportar até 136kg, capacidade de carga útil é de 335kg e a capacidade de reboque 680kg. Contam com sistema “Lock & Ride” travas que facilitam a instalação ou remoção de carga. Faróis são de halogênio (55w baixo e 60w alto).

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O interior dos novos UTV’s foi pensado para oferecer mais espaço e conforto para os ocupantes, com novos apoios de pés, mais espaço para guardar objetos, maior porta luvas e iluminação em LED azul. Os assentos recortados contam com a tecnologia Dryseat, que repele a água, permitindo uma condução mais segura em dias de chuva ou em trilhas longas e que contem com essa necessidade. No assoalho há tampas estrategicamente bem localizadas que permitem a remoção de toda sujeira, função muito útil e bem pensada que ajuda a tirar pedras, terra e ganhos que possam atrapalhar a bordo, sem contar que também ajuda na hora da limpeza e drenagem.

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Nesta versão EPS exclusivo na cor vermelha (Havasu Red Pearl) tem alguns itens a mais que na versão branca (White lighting), são eles: direção elétrica EPS (a mesma usada no RZR XP 1000 EPS), com um motor elétrico (direção assistida) que funciona a partir do momento em que se liga a chave, deixando o volante leve para manobras. Este sistema conta com 3 estágios: parado até 20 kmh (fica leve), acima de 20 até 60 kmh (moderado) e acima de 60 kmh (mais firme), deixando confortável e seguro, além de tratar os solavancos dados no volante quando se atinge uma pedra, pedaço de toco ou algo parecido. Outro item de extrema importância é o Real AWD/2WD sob demanda “de alta performance”, que confere 14% a mais de precisão na atuação do 4×4, ou seja, quando existe a patinação na traseira (4×2) de apenas 6% o 4×4 entra atuando e evita essa patinação, enquanto que na versão de entrada, ela passa a atuar somente depois de 20% de patinação. Como nada nessa vida vem de graça, a diferença de preço para ter estes itens quase indispensáveis é de R$ 5.000,00 e consideramos que vale muito a pena tê-los.

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Para Rodrigo Lourenço, diretor geral da marca na América do Sul, “o RZR S 900 chega para completar a linha de UTV esportivos da Polaris. Sua versatilidade aliada a potência e tecnologia faz com que tenha um excelente desempenho tanto em trilhas mais fechadas quanto em competições off-road. Esperamos, assim, agradar os dois “mundos” existentes dentro do fora-de-estrada”.

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A apresentação do produto nos foi feita pelo “mestre da Polaris”, Nuno Fojo, conhecido como português, gerente de produtos no Brasil e apesar de jovem ainda, tem já uns 30 anos de competição e já foi campeão diversas vezes aqui e fora do Brasil. A convicção dele sobre o produto deveria ser gravada e colocada como propaganda de vendas, de tão contente e satisfeito que ficou com o resultado obtido neste modelo que ele já esta louco para usar em suas competições e promete pódio.Boa trilha!

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Se você quiser comprar um também, já pode encontrá-lo na recém inaugurada loja Polaris One, na Avenida dos Bandeirantes, 3.501 na capital com o Guilherme ou qualquer outra loja do Brasil. O RZR S 900 custa R$ 54.990 e na versão EPS R$ 59.990.

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Texto: Flávio Verna

Fotos: Flávio Verna e Divulgação

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