Novidades já estão sendo comercializadas nas concessionárias da marca no Brasil
A Triumph apresentou a imprensa especializada as novas motos Tiger 800 e 1200, que já estão disponíveis nas concessionárias. A Tiger 800 chega em seis modelos: Tiger 800 XR (R$ 43.190,00), Tiger 800 XRx (R$ 48.890,00), Tiger 800 XRx low seat (R$ 48.890,00), Tiger 800 XCx (R$ 51.390,00), Tiger 800 XRt (R$ 54.890,00) e Tiger 800 XCa (R$ 55.890,00). Líder de mercado no Brasil nos últimos dois anos, a nova geração da Tiger 800 recebeu mais de 200 inovações, especialmente no quadro e no motor.
A nova Tiger 1200 está disponível em três modelos: Tiger 1200 XR (R$ 60.090,00), Tiger 1200 XCx (R$ 73.190,00) e Tiger 1200 XCa (R$ 83.490,00). Modelo mais avançado da linha já fabricado pela Triumph até hoje, a nova Tiger 1200 chega para se integrar a uma linhagem tradicional, iniciada há 80 anos, projetada para enfrentar as maiores aventuras na estrada e os desafios fora dela, com cada inovação tecnológica, melhoria no motor, especificação nobre e atualização de estilo.
A Tiger 800 é uma das motos mais elogiadas e premiadas pela crítica internacional. Agora, a Triumph direcionou as melhorias da nova Tiger 800 especificamente para a tecnologia, o conforto e o estilo, junto com a introdução de um motor de última geração que maximiza ainda mais a experiência do piloto. O novo modelo recebeu, por exemplo, atualizações importantes na sua capacidade off-road e no conforto em qualquer tipo de piso.
“Desenvolvemos várias atualizações importantes de tecnologia e desempenho feitas para melhorar a capacidade da nova Tiger 800 tanto na estrada quanto fora dela. Com avanços que complementam o estilo de pilotagem acessível, ágil e fácil da Tiger, bem como o equilíbrio e a presença já existentes no modelo, a nova linha 800 é feita para o máximo de aventuras todos os dias”, explica Waldyr Ferreira, General Manager da Triumph. Cada nova Tiger 800 representa um passo à frente em tecnologia de pilotagem, com melhorias que incluem painel de instrumentos TFT coloridos de cinco polegadas (com uma gama completa de cores para fornecer informações precisas e claras ao piloto), freios dianteiros Brembo de alta especificação, configurações de suspensão otimizadas, punhos acoplados ao guidão incorporando botões elegantes com iluminação de fundo, iluminação LED inconfundível muito mais eficiente, piloto automático atualizado, quadro avançado e carenagem especial.
Seu motor tricilíndrico de última geração, com 800 cc, confere agora mais potência imediata e um pico de potência de 95 cv. Seu escapamento ficou mais leve e teve o seu fluxo aprimorado, ganhando nova e empolgante sonoridade, mais esportiva. A linha ganhou uma nova relação de marchas que oferece uma primeira marcha mais curta para aumentar a tração off-road e a resposta de baixa velocidade em todas as estradas. A motocicleta também ganhou um novo modo de pilotagem, o “Off-Road Pro”, voltado para motociclistas mais experientes na condução fora-de-estrada, com até seis opções de modos de pilotagem diferentes. Agora é possível, por exemplo, desligar os sistemas eletrônicos de auxílio e ficar totalmente no comando da motocicleta. Outras inovações são a incorporação de freios dianteiros Brembo de alta especificação, suspensão Showa ajustável e novos pneus off-road.
A Triumph melhorou a ergonomia do piloto em toda a linha Tiger 800. Isso inclui o recuo do guidão em 10 mm, em uma posição de pilotagem mais imponente, e a instalação de um novo pára-brisa ajustável manualmente em até cinco posições e a disponibilidade de novos assentos mais confortáveis para a pilotagem no dia a dia. A nova Tiger 800 possui duas posições de altura do assento (810-830 mm nos modelos XR, 840-860 mm nos modelos XC), ajustáveis em 20 mm para adaptar-se ao estilo de pilotagem e ao terreno. Há também a Tiger 800 XRx low seat, com altura baixa da suspensão que, a 760 mm, é 50 mm mais baixa que as demais Tiger 800 XR.
A nova carenagem inclui acabamentos de pintura de alta qualidade, com novo design do painel lateral, junto com emblemas, visual e detalhes de qualidade superior para proporcionar uma presença ainda mais marcante do novo modelo. Isso também confere a cada Tiger uma postura mais contemporânea e dinâmica que destaca a proposta on e off-road de cada modelo, enquanto conserva a silhueta única da Tiger 800. Assim, todos os padrões de aventura essenciais da Tiger foram mantidos, como freios ABS, controle de tração, acelerador eletrônico, piloto automático e assentos e manoplas aquecidas.
A linha Tiger 800 também conta com mais de 50 acessórios opcionais, permitindo que o cliente personalize a moto para maximizar a sua experiência de pilotagem, independentemente do modelo escolhido. A nova Tiger 800 chegou ao Brasil com as seguintes opções de cores: Tiger 800 XR (branca e preta – Jet Black e Crystal White), Tiger 800 XRx (branca, preta e azul – Crystal White, Matt Black e Luceine Blue), Tiger 800 XRx low seat (branca, preta e azul – Crystal White, Matt Black e Luceine Blue), Tiger XCx (preta, branca, azul e verde – Jet Black, Crystal White, Luceine Blue e Matt Khaki Green), Tiger 800 XRt (azul – Cobalt Blue) e Tiger 800 XCa (vermelha e verde – Korosi Red e Marine) sendo esta ultima a minha predileta.
A nova Tiger 1200 combina o prazer máximo na estrada com a confiança completa fora dela. Sua silhueta tem agora ainda mais estilo com os novos detalhes especiais de carenagem e acabamento: existe uma Tiger para cada estrada, cada piloto e cada aventura. “A nova linha Tiger 1200 é tão avançada que o seu desenvolvimento levou quatro anos, e hoje temos orgulho de lançar uma família de motocicletas que conta com recursos do motor entre os melhores da categoria, inovações tecnológicas voltadas para o piloto e estilo superior, tudo em nome do maior prazer de pilotar. Estas são, de longe, as Tigers mais prontas para a aventura já construídas”, afirma Waldyr Ferreira, General Manager da Triumph.
A nova linha recebeu uma grande redução de peso de até 10 kg quando comparada à geração anterior, graças a vários desenvolvimentos no motor, quadro e sistema de escapamento. Isso melhorou ainda mais a resposta e a capacidade dinâmica de cada modelo, ao mesmo tempo em que aumentou significativamente a sua agilidade e manobrabilidade – tanto na estrada quanto no off-road. O resultado é um motor que proporciona toda a potência necessária para a total liberdade de viajar a qualquer hora para qualquer lugar, com um grande intervalo de manutenção de 16.000 quilômetros.
Até hoje, nenhuma outra motocicleta da linha Tiger havia contado com esse nível de tecnologia. Os modelos XRt e XCa incluem, por exemplo, um sistema de iluminação inovador, adaptável às curvas, para oferecer maior visibilidade ativa nas curvas. Além disso, a moto também conta com piloto automático atualizado, tela ajustável com display TFT colorido com temas ajustáveis, nova iluminação de LED (que oferece estilo mais moderno e maior visibilidade ao piloto), novos interruptores com design ergonômico e iluminação de fundo, manoplas com aquecimento, um novo sistema assistente para mudanças de marcha sem a embreagem (tanto para aumentar quanto diminuir a marcha), ignição sem chave “amigável ao piloto” nos modelos XCx e XCa e um novo modo de pilotagem “Off-Road Pro” também nas versões XCx e XCa.
Seu motor, que se mantém como o mais potente em sua categoria (com 141 cv), recebeu uma atualização significativa e passou a oferecer maior potência imediata na faixa mais baixa de rotação e um ronco ainda melhor. A embreagem da motocicleta conta com suporte de torque, sistema que auxilia no controle do piloto em todas as superfícies. Seu motor também ganhou um som emocionante, similar ao do tradicional motor de três cilindros da marca, graças a avanços importantes no silenciador. Um novo conjunto de assento, posicionamento do guidão e geometria melhorada do quadro aumentam a ergonomia do piloto para uma posição de pilotagem mais imponente e maior conforto em longas distâncias.
Uma nova carenagem e novas rodas aumentam a presença e o visual marcante do novo modelo, enquanto novos emblemas metálicos, iluminação inconfundível em LED e visual contemporâneo criam pontos de interesse que chamam a atenção. O acabamento com qualidade ainda maior da Tiger 1200 inclui proteções do motor com pintura que contrasta com as carcaças de efeito enrugado e o quadro de titânio com cobertura colorida em pó.
Além da tecnologia de ponta, a nova linha Tiger 1200 oferece várias opções de recursos, inovações e benefícios para proporcionar uma experiência de pilotagem superior, como: sistemas de gestão totalmente integrados controlados por uma Unidade de Medição de Momento de Inércia (IMU), sistema de frenagem integrado, freios ABS e controle de tração otimizados para curvas, controle de arranque em subida, acelerador eletrônico e até seis modos de pilotagem para configurar a motocicleta para que ela se adapte facilmente ao terreno ao apertar um botão. E mais: o pára-brisa ajustável eletricamente torna todas as viagens ainda mais confortáveis, podendo ser ajustado facilmente, inclusive em movimento.
A nova Tiger também mantém os seus altos níveis de eficiência e segurança nas frenagens com freios Brembo de alta especificação, suspensão WP ajustável controlada pela tecnologia Triumph de suspensão semi-ativa, duas posições de altura do assento (835-855 mm), ajustáveis em 20 mm para adaptação ao estilo de pilotagem e ao terreno. Além disso, a Tiger 1200 também conta com uma ampla linha de acessórios exclusivos, incluindo um bagageiro polivalente de alumínio que oferece uma capacidade de armazenamento para qualquer viagem, para qualquer lugar, a qualquer hora. A nova Tiger 1200 XR é feita especialmente para proporcionar a melhor aventura na estrada e fora dela. Já a Tiger 1200 XC foi feita especialmente para responder às aventuras mais desafiadoras, graças a vários recursos off-road que oferecem ainda mais capacidade em terrenos acidentados, desde a XCx até o modelo top de linha XCa.
A Triumph também lançará, a partir de outubro deste ano, uma coleção de roupas de aventura para complementar a nova linha Tiger. Feita com os materiais da mais alta qualidade disponíveis e incorporando a tecnologia têxtil Gore-Tex, estas novas roupas para pilotagem oferecem proteção de primeira classe contra as intempéries, não importa qual seja o clima. Uma nova linha elegante de roupas casuais de aventura também estará disponível para homens e mulheres. A moto está disponível nas seguintes cores: Tiger 1200 XR (branca e preta – Crystal White e Jet Black), Tiger 1200 XCx (branca, preta e verde – Crystal White, Jet Black e Matt Khaki Green) e Tiger 1200 XCa (branca e verde – Crystal White e Marine).
E para encerrar com chave de ouro o lançamento, uma nova celebridade foi inserida na família Triumph, além de Henrique Fogaça, embaixador da marca, agora também o maior medalhista da história do ‘X Games’, Bob Burnquist, que é o novo Rider da marca. Aproveitando o ensejo, esclareço que sua pronuncia é “Traiumf”, pois algumas pessoas, talvez não saibam ainda. A Triumph esta vendendo muito, vai vender ainda mais e desbancar a concorrência, inclusive BMW, anotem ai!
Texto e fotos: Flávio Verna e divulgação