Linha 2015: JAC T6, um SUV chinês para brigar de igual com os nacionais

CRL_2716
“O mercado de SUVs é o que mais cresce. Acredito que a participação dos modelos no mercado vai ser de 13,5%. Ou seja, 365 mil unidades.” Com esta colocação o empresário Sergio Habib, CEO do Grupo SHC e da JAC, deu as boas-vindas ao o JAC T6 que estreia finalmente no mercado brasileiro. Em seu primeiro Sport Utility Vehiche lançado no País, a JAC Motors buscou reunir os principais trunfos valorizados por quem consome este tipo de veículo ou ambiciona adquiri-lo.
CRL_2721
Apresentado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2014, onde se destacou como uma das principais novidades, Com crescimento expressivo de vendas no Brasil e no mundo, o SUV da JAC e suas medidas são realmente generosas: possui 4.475 mm de comprimento, 1.840 m de largura, 1.670 mm de altura e 2.645 mm de distância entre-eixos. Seu visual é moderno e imponente, e foi desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors. Seu, em Turim, Itália, além de um acabamento refinado.
JACT6_15128
“Nosso mercado é o dos SUV’s compactos, que tem preços a partir de R$ 70 mil, como Ford EcoSport e Renault Duster, além dos estreantes Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008. Mas temos algo amais:  o JAC T6, a julgar por suas dimensões, porte avantajado e nível de equipamentos de série, competirá com os SUV´s maiores: Hyundai Tucson, Hyundai ix35, Kia Sportage, Honda CR-V com a vantagem de ter um preço extremamente mais baixo”, salienta Habib.
CRL_2725
Assim como os primeiros carros da JAC Motors vendidos no Brasil, que inovaram ao oferecer carros populares e completos, o JAC T6 também traz inovações para o seu segmento. Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia da Foxconn (opcional), totalmente intuitiva e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB, SD Card e Auxiliar. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 7 polegadas.
_MG_0555
Essa flexibilidade permite utilizar e operar aplicativos como o Waze, verificar e-mails ou acessar o Facebook, e até visualizar o álbum de fotos do seu celular, diretamente do painel do carro. Outro diferencial são os faróis projetores com regulagem elétrica de altura, que compõem uma exclusividade em sua categoria.
_MG_0686
Muito versátil graças a sua boa altura do solo  de 210 mm, o JAC T6 tem boa estabilidade em curvas, e também garante ótimo conforto nos terrenos mais acidentados. Tudo isso é possível graças à moderna plataforma, desenvolvida especialmente para o modelo, mas que previu, desde o início, ajustar sua performance prioritariamente onde o modelo seria usado por seus clientes: no “on road”.
CRL_2719
Configurado para atender aos anseios de uma família de até cinco pessoas, o novo integrante da família JAC Motors possui porta-malas de 610 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco bipartido traseiro.
_MG_0661
O motor do T6 é um 2.0 16V VVT JetFlex, com cabeçote construído em alumínio. Este propulsor gera 155 cv e 160 cv, ambos a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Assim como todos os modelos da JAC equipados com o sistema Jet Flex, não utiliza o tanquinho de gasolina para as partidas a frio, devido a um sistema de pré-aquecimento do combustível – neste caso, o etanol – e que elimina a necessidade de executar a partida com gasolina do reservatório extra. Graças ao comando de válvulas variável – chamado de VVT pela JAC – , o T6tem disposição de sobra em todos os regimes de rotações, com destaque nos baixos e médios regimes. Seu torque máximo de 20,6 kgfm é obtido com apenas 3.000 giros e se mantém estável até 4.500 rpm.
_MG_0647
 
A receita garante consumo moderado de combustível, propondo um simples e eficiente recurso para auxiliar na redução de gastos: no centro do velocímetro, o T6 indica a marcha que está engrenada instantaneamente e “avisa” ao condutor o melhor momento de trocá-la para uma marcha acima ou abaixo. Esse conjunto é assessorado por uma caixa de câmbio manual de 5 marchas, com tração dianteira.
_MG_0607
A suspensão independente, por sua vez, garante ótima estabilidade e conforto ao T6, além de robustez. Não foi à toa que o modelo rodou quase 1 milhão de quilômetros por todo tipo de terreno em estradas brasileiras antes de chegar ao acerto final de carga de molas e amortecedores, visando a adaptação mais condizente à realidade de uso no país. O sistema conta com McPherson na dianteira e multilink na traseira, com barras estabilizadoras em ambos os eixos. Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS e EBD. As rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 225/60 R17. A direção oferece assistência elétrica progressiva, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor como nos sistemas hidráulicos.
JACT6_15125
O JAC T6 é equipado com diversos itens de conforto como vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sendo que os retrovisores podem ser rebatidos com um simples toque em uma tecla – opcional. Os quebra-sóis oferecem espelhos e luzes de cortesia. No console, o carro oferece tomada 12 V e conexão com USB. A lista de itens de conveniência e segurança prossegue com travamento automático das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento com câmera de ré (direcionável de acordo com o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras) e volante multifunções com regulagem de altura.
JACT6_15053
Duarnte a apresentação do modelos fizemos um percurso até a cidade de Itú, aqui no interior de São Paulo. O JAC T6 mostrou-se surpreendente por sua estabilidade e força do motor. Futuramente, quando o modelo vier para avaliação, faremos uma análise mais criteriosa. Os preços do JAC T6 começam a partir de R$ 69.990, a versão básica de entrada, além dos outros modelos: PACK 1 – Barras longitudinais no teto / retrovisores pintados na cor da carroceria / maçanetas cromadas / frisos laterais cromados / retrovisores externos com rebatimento elétrico, preço de R$ 71.990 e PACK 2 – itens do PACK 1 + câmera de ré / kit multimídia com mirror link por R$ 75.670. Segundo Habib, em dezembro chega a versão com câmbio automático.

Fotos: Claudio Laranjeira – JAC Motors

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes