“O mercado de SUVs é o que mais cresce. Acredito que a participação dos modelos no mercado vai ser de 13,5%. Ou seja, 365 mil unidades.” Com esta colocação o empresário Sergio Habib, CEO do Grupo SHC e da JAC, deu as boas-vindas ao o JAC T6 que estreia finalmente no mercado brasileiro. Em seu primeiro Sport Utility Vehiche lançado no País, a JAC Motors buscou reunir os principais trunfos valorizados por quem consome este tipo de veículo ou ambiciona adquiri-lo.
Apresentado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2014, onde se destacou como uma das principais novidades, Com crescimento expressivo de vendas no Brasil e no mundo, o SUV da JAC e suas medidas são realmente generosas: possui 4.475 mm de comprimento, 1.840 m de largura, 1.670 mm de altura e 2.645 mm de distância entre-eixos. Seu visual é moderno e imponente, e foi desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors. Seu, em Turim, Itália, além de um acabamento refinado.
“Nosso mercado é o dos SUV’s compactos, que tem preços a partir de R$ 70 mil, como Ford EcoSport e Renault Duster, além dos estreantes Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008. Mas temos algo amais: o JAC T6, a julgar por suas dimensões, porte avantajado e nível de equipamentos de série, competirá com os SUV´s maiores: Hyundai Tucson, Hyundai ix35, Kia Sportage, Honda CR-V com a vantagem de ter um preço extremamente mais baixo”, salienta Habib.
Assim como os primeiros carros da JAC Motors vendidos no Brasil, que inovaram ao oferecer carros populares e completos, o JAC T6 também traz inovações para o seu segmento. Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia da Foxconn (opcional), totalmente intuitiva e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB, SD Card e Auxiliar. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 7 polegadas.
Essa flexibilidade permite utilizar e operar aplicativos como o Waze, verificar e-mails ou acessar o Facebook, e até visualizar o álbum de fotos do seu celular, diretamente do painel do carro. Outro diferencial são os faróis projetores com regulagem elétrica de altura, que compõem uma exclusividade em sua categoria.
Muito versátil graças a sua boa altura do solo de 210 mm, o JAC T6 tem boa estabilidade em curvas, e também garante ótimo conforto nos terrenos mais acidentados. Tudo isso é possível graças à moderna plataforma, desenvolvida especialmente para o modelo, mas que previu, desde o início, ajustar sua performance prioritariamente onde o modelo seria usado por seus clientes: no “on road”.
Configurado para atender aos anseios de uma família de até cinco pessoas, o novo integrante da família JAC Motors possui porta-malas de 610 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco bipartido traseiro.
O motor do T6 é um 2.0 16V VVT JetFlex, com cabeçote construído em alumínio. Este propulsor gera 155 cv e 160 cv, ambos a 6.000 rpm quando abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Assim como todos os modelos da JAC equipados com o sistema Jet Flex, não utiliza o tanquinho de gasolina para as partidas a frio, devido a um sistema de pré-aquecimento do combustível – neste caso, o etanol – e que elimina a necessidade de executar a partida com gasolina do reservatório extra. Graças ao comando de válvulas variável – chamado de VVT pela JAC – , o T6tem disposição de sobra em todos os regimes de rotações, com destaque nos baixos e médios regimes. Seu torque máximo de 20,6 kgfm é obtido com apenas 3.000 giros e se mantém estável até 4.500 rpm.
A receita garante consumo moderado de combustível, propondo um simples e eficiente recurso para auxiliar na redução de gastos: no centro do velocímetro, o T6 indica a marcha que está engrenada instantaneamente e “avisa” ao condutor o melhor momento de trocá-la para uma marcha acima ou abaixo. Esse conjunto é assessorado por uma caixa de câmbio manual de 5 marchas, com tração dianteira.
A suspensão independente, por sua vez, garante ótima estabilidade e conforto ao T6, além de robustez. Não foi à toa que o modelo rodou quase 1 milhão de quilômetros por todo tipo de terreno em estradas brasileiras antes de chegar ao acerto final de carga de molas e amortecedores, visando a adaptação mais condizente à realidade de uso no país. O sistema conta com McPherson na dianteira e multilink na traseira, com barras estabilizadoras em ambos os eixos. Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS e EBD. As rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 225/60 R17. A direção oferece assistência elétrica progressiva, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor como nos sistemas hidráulicos.
O JAC T6 é equipado com diversos itens de conforto como vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sendo que os retrovisores podem ser rebatidos com um simples toque em uma tecla – opcional. Os quebra-sóis oferecem espelhos e luzes de cortesia. No console, o carro oferece tomada 12 V e conexão com USB. A lista de itens de conveniência e segurança prossegue com travamento automático das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento com câmera de ré (direcionável de acordo com o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras) e volante multifunções com regulagem de altura.
Duarnte a apresentação do modelos fizemos um percurso até a cidade de Itú, aqui no interior de São Paulo. O JAC T6 mostrou-se surpreendente por sua estabilidade e força do motor. Futuramente, quando o modelo vier para avaliação, faremos uma análise mais criteriosa. Os preços do JAC T6 começam a partir de R$ 69.990, a versão básica de entrada, além dos outros modelos: PACK 1 – Barras longitudinais no teto / retrovisores pintados na cor da carroceria / maçanetas cromadas / frisos laterais cromados / retrovisores externos com rebatimento elétrico, preço de R$ 71.990 e PACK 2 – itens do PACK 1 + câmera de ré / kit multimídia com mirror link por R$ 75.670. Segundo Habib, em dezembro chega a versão com câmbio automático.
Fotos: Claudio Laranjeira – JAC Motors