As marcas alemãs aproveitaram o período pré-carnaval para desfilar seu novos modelos aqui no Brasil. Primeiro foi a Audi com o seu grande Q7. Depois, a Mercedes-Benz que apresentou dois modelos: o GLC e o GLE Coupé. E, por fim, a BMW que apresentou a nova geração seu pequeno SAV X1 que será brasileiro, sim senhor.
Apresentado ao público em setembro último, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha), o novo BMW X1 estreia em solo brasileiro completamente renovado e ainda mais alinhado ao padrão de design adotado atualmente pelos SAVs (Sport Activity Vehicle), ou veículos de atividade esportiva, da família BMW X.
À primeira vista ficam evidentes as proporções avantajadas do novo BMW X1 que conferem a ele uma aparência imponente e, ao mesmo tempo, elegante, em relação ao modelo anterior. Esta característica essencial do novo BMW X1 se deve à adoção de uma nova plataforma maior e mais robusta. Por conta disso, a nova geração do SAV ganhou 53 e 23 milímetros (mm) nas medidas de altura e largura, respectivamente, em comparação ao modelo anterior. Como consequência, a vida a bordo ficou ainda mais agradável. A posição de dirigir, por exemplo, cresceu 40 mm, garantindo maior visibilidade ao motorista. O espaço para quem viaja atrás também foi ampliado e, agora, o vão entre as pernas e o encosto dos bancos dianteiros conta com 74 mm a mais de distância. O porta-malas seguiu esta mesma tendência e passa a dispor de 505 litros de capacidade, podendo alcançar 1.505 l com os bancos traseiros rebatidos.
O novo BMW X1 está disponível na rede de concessionárias da marca nas versões sDrive20i GP, sDrive20i X-Line e xDrive25i Sport. Todas trazem sob o capô o inédito motor 2.0L TwinPower Turbo, de 4 cilindros em linha, capaz de fornecer, na motorização 20i, potência máxima de 192 cv a 5.000 rpm e torque de 280 Nm a 1.250 rpm e, na versão 25i, potência e torque de 231 cv e 350 Nm, com o mesmo nível de giros do motor. Ambas as opções contam com câmbio automático de oito marchas. Esta transmissão, associada à tração integral xDrive, presente no xDrive25i, possibilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos. E, além da segurança em quaisquer situações, a tecnologia xDrive propicia máxima liberdade e versatilidade na condução. O X1 sDrive20i, por sua vez, passa a vir com tração dianteira, o que garante redução de peso, mais eficiência em termos de consumo, além de mais espaço interno na cabine.
Entre as tecnologias de gerenciamento do motor, os destaques ficam para o Driving Experience Control com Eco Pro, a função Auto Start/Stop e a tecnologia de regeneração de energia de frenagem que possibilitam atingir o melhor equilíbrio entre desempenho e eficiência. Já o prazer de dirigir é ressaltado pelo volante esportivo equipado com paddle-shifts para rápida troca de marchas. Além disso, o novo BMW X1 agrega ainda equipamentos de segurança de série, como seis air bags, controles de estabilidade e tração, pneus com tecnologia Runflat e faróis com tecnologia full-LED.
O pacote de itens de série tem ainda um sistema de navegação com tela de 6,5 polegadas, e agora vem com o sistema BMW ConnectedDrive, que incorpora serviços de concierge, informações de trânsito em tempo real, chamada de emergência inteligente e BMW TeleServices.
O modelo inclui também sensores de estacionamento traseiro e de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos, e rodas de liga leve aro 18. A versão sDrive20i X-Line ganha teto solar panorâmico, bancos elétricos, espelhos rebatíveis e fechamento do porta-malas eletrônico. O xDrive25i Sport, por sua vez, também conta com rodas aro 19 e Som HiFi.
As três versões são disponibilizadas com cinco opções de cores externas, sendo duas sólidas (Branco Alpino e Preto II) e três metálicas (Preto Safira, Prata Glacier e Cinza Mineral). As versões sDrive20i GP e sDrive20i X-Line contarão com duas opções de revestimento Sensatec (Preto e Bege Canberra). O xDrive25i, por sua vez, virá com bancos esportivos revestidos exclusivamente em Sensatec Preto.
Afora a extensa lista de itens de série disponíveis no novo BMW X1, a marca conta com uma série de acessórios para personalizar o veículo e torná-lo ainda mais exclusivo. A relação de produtos inclui grade frontal preta high-gloss, projetor de porta de LED, soleiras para portas de LED, barras transversais, capas para espelho retrovisor externo em fibra de carbono, tapetes de borracha X-Line, capa para chaves, além de sistema de DVD & Tablet.
Avaliamos o BMW X1 em mais de 150 quilômetros em trechos que misturaram estrada asfaltada, estrada de terra batida e um pequeno trecho urbano. O pequeno SAV alemão mostrou ser, como diria, um carrão. Impressionante como o motor “enche” e a velocidade sobe instantaneamente. É preciso ter muito cuidado para não ser multado. O sistema de freios garante segurança para quem está na direção. Quando o modelo vier para Super Top Motor, faremos uma avaliação mais completa.
O novo BMW X1 é comercializado nas concessionárias autorizada com preços sugeridos de R$ 166.950, R$ 179.950 e R$ 199.950, para as versões sDrive20i GP, sDrive20i X-Line e xDrive25i Sport, respectivamente.