O Honda Fit está completando 16 anos de existência. Conhecido por seu um modelo que conta com versatilidade, qualidade e espaço interno, chega agora ao mercado em sua versão 2018. O modelo da Honda recebeu importantes e marcantes aprimoramentos no design, segurança e conforto, tornando-o ainda mais completo e atraente para o consumidor.
O Honda Fit 2018 traz novo design frontal e traseiro, bem como tecnologias modernas de iluminação, como luzes diurnas de rodagem e lanternas em LED, além de faróis em LED na versão EXL. Na segurança, destaque para a inclusão, em todas as versões, do sistema VSA (Vehicle Stability Assist) com controle de tração e estabilidade, e do sistema HSA (Hill Start Assist) de assistência de partidas em rampas, que evita que o carro desça por alguns instantes ao se tirar o pé do freio em subidas, entre outras tecnologias.
Em suas versões superiores, o modelo traz ar-condicionado digital e conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
O conceito Crossfade Monoform, que marca a terceira geração do Honda Fit, recebeu importantes aprimoramentos para o modelo 2018. O modelo traz novos para-choques de desenho mais encorpado, grade frontal redesenhada, bem como novos faróis e lanternas.
O Fit passa a trazer luzes de rodagem diurnas em LED, que mudam de posição de acordo com sua versão: nos modelos DX, LX e EX, são localizadas na parte inferior do para-choque ? de série no EX e disponível como acessório para as versões DX e LX -, enquanto a EXL traz o sistema de iluminação integrado aos faróis Full LED, exclusivos da versão, que permitem uma visibilidade superior à noite e mais requinte ao modelo.
As inéditas lanternas com iluminação em LED também acendem na região das colunas traseiras, aumentando ainda mais a visibilidade e a segurança e são item de série em todas as versões. Essas novas lanternas oferecem o sistema de sinalização em frenagens de emergência ESS (Emergency Stop Signal) que, em frenagens bruscas, piscam automaticamente e de forma rápida e intermitente para alertar o condutor que vem atrás, minimizando o risco de colisões traseiras.
As versões DX e LX adotam rodas de liga leve de 15 polegadas, com desenhos diferenciados, enquanto as versões EX e EXL recebem rodas de 16 polegadas com novo acabamento escurecido. Palhetas de limpadores do para-brisa do tipo flat blade são de série em todas as versões, mais aerodinâmicas, de design mais limpo e de maior funcionalidade.
A reconhecida segurança do Fit foi aprimorada no modelo 2018 com a adoção, em toda a linha, do sistema VSA (Vehicle Stability Assist), que agrega controle de tração e estabilidade, freios ABS com EBD (Electronic Brake Distribuition) e BA (Brake Assist) e MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que auxilia no controle da direção em situações de baixa aderência ou em curvas, atuando de maneira ativa no controle do veículo.
Além disso, o Fit passa a trazer o sistema HSA (Hill Start Assist) de auxílio de saída em ladeiras e o ESS, de alerta de frenagem de emergência. São equipamentos de segurança de série, disponíveis em todas as versões do Fit, que permitem uma condução ainda mais segura protegendo os ocupantes.
A versão EX, além dos dois airbags frontais ? de série em todas as versões ? adotará airbags do tipo laterais. A EXL, por sua vez, traz também as bolsas infláveis laterais do tipo cortina, totalizando seis airbags. Todas as versões do Honda Fit trazem, de série, freios ABS com EBD, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil.
A dinâmica também foi aprimorada, com a adoção de uma nova caixa de direção elétrica, com motor sem escova, que melhora a resposta e a sensibilidade de condução.
O Fit, nas versões EX e EXL, adotará simulação de trocas de marchas (7), por meio de borboletas atrás do volante, trazendo mais controle para o condutor em uma condução mais esportiva, nas versões com transmissão CVT (Continuously Variable Transmission ?Transmissão Continuamente Variável).
As versões LX, EX e EXL trazem a transmissão CVT com conversor de torque e uma grande abrangência de relações, o que melhora a força de tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. A versão DX possui transmissão manual de cinco velocidades, com engates curtos e precisos, uma característica comum das transmissões Honda.
Toda a linha Fit é equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Criada pela Honda, a tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente desempenho e economia de combustível segundo o Conpet, recebendo nota A na categoria e, quando combinado com a transmissão CVT, A na classificação geral. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm ? quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.
Completo desde as versões iniciais, o Honda Fit 2018 oferece de série ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos em todas as portas, regulagens de altura e profundidade da coluna de direção, além de variados porta-objetos espalhados pelo interior, dentre outros equipamentos.
A versão EXL passa a oferecer uma nova central multimídia de sete polegadas que traz navegador integrado e conectividade com o sistema Apple CarPlay e Android Auto. De fácil operação, a nova central multimídia traz manuseio semelhante ao de um tablet, permitindo a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação nativo, ou do Waze (por meio do Android Auto) além de permitir a reprodução de música via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming (via conexões Bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay).
Esse sistema de áudio vem ainda com navegador integrado e a visualização da câmera de ré com três ângulos de visão e indicação de distância por cores, com indicação de ponto máximo para abertura do porta-malas. Nesta versão, o sistema de áudio traz dois tweeters nas colunas frontais, enquanto o volante traz comando de voz, para operação das funcionalidades dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Outra novidade desta versão é a adoção de retrovisores externos rebatíveis eletricamente.
Além disso, as versões EX e EXL incorporam novidades como ar condicionado digital automático, com painel touchscreen para regulagem de temperatura e intensidade. Essas versões recebem ainda um descansa-braço central com revestimento em couro, volante com paddle-shifts e vidros elétricos com função um toque para motorista e passageiro da frente.
O sistema de áudio desta versão é composto por rádio AM/FM e CD player com visor LCD de Cruise Control da versão top de linha EXL, setas nos retrovisores externos e volante revestido em couro com controles do piloto automático (Bluemeter). O Fit EX CVT, por sua vez adota o mesmo painel, Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), entradas auxiliares e USB. O sistema HFT (Hands Free Telephone), posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação por meio da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz. Todas as versões com bancos de tecido ganham uma nova padronagem para a linha 2018, enquanto a versão EXL traz bancos revestidos em couro.
A versão LX agrega novos os faróis de neblina, enquanto a DX incorpora o banco do motorista com regulagem de altura de série.
Tanto a versão DX como a LX trazem sistema de áudio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB. A configuração LX, ainda agrega acabamento do painel, portas e volante na cor prata, controle de áudio no volante e painel de instrumentos azul e branco.
O Honda Fit traz ainda diferenciais únicos em seu segmento, como o aproveitamento do espaço interno, com o tanque de combustível na posição central, e o exclusivo sistema de configuração modular dos bancos nas versões LX, EX e EXL. A tecnologia permite diversas configurações para acomodação de objetos longos e altos, além do modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo.
A novidade da linha fica por conta da versão Personal que é uma opção que traz a possibilidade de personalização de conteúdo. Equipada com transmissão CVT, essa versão oferece, de série, o VSA com HSA e ESS, controle de cruzeiro, retrovisores com luz indicadora de direção, lanternas traseiras em LED e ajuste de altura do banco do motorista, além de painel Bluemeter. O Fit Personal traz ainda os equipamentos comuns à todas as versões, como ar-condicionado, direção elétrica MA-EPS, vidros elétricos e travas elétricas em todas as portas e volante com regulagem de altura e profundidade.
Essa versão traz como principal atrativo seu posicionamento de preço pensado em um público que busca opção com valores incluídos em isenção fiscal, aliado à possibilidade de adquirir um pacote adicional composto de jogo de rodas de 15 polegadas e sistema de áudio, que ativa equipamentos pré-instalados no modelo, como os alto-falantes, controle de áudio no volante, sistema HFT por Bluetooth e câmera de marcha a ré com multivisão.
Todas as versões trazem duas cores inéditas: o Branco Estelar Perolizado, novidade no Fit, e o Azul Boreal (metálico), que estreia no modelo. Compõem a gama o Branco Tafetá (sólido), o Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas) e o Preto Cristal (perolizado). A linha possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Preços*:
DX – MT: R$ 58.700,00
Personal – CVT: R$ 68.700,00
LX – CVT: R$ 70.100,00
EX – CVT: R$ 75.600,00
EXL – CVT: R$ 80.900,00
*valores adicionais para pintura metálica (R$ 990) e especial (R$ 1.290)