Com design irresistível, muita tecnologia, inovação e dinamismo, Novo Peugeot 208 resgata com primor a saga dos icônicos hatches da série “200”; Modelo estreia no país a mais recente assinatura visual da Marca, assim como a nova geração do Peugeot i-Cockpit 3D®, com exclusiva tecnologia holográfica em três dimensões
A série 200 representa um “número sagrado” para a Peugeot. Afinal, ela reúne modelos revolucionários, como os Peugeot. 205 e 206, que fizeram sucesso ao longo dos anos nos mercados por onde passaram. Com eles, a Marca escreveu importantes capítulos da história do automóvel e conquistou fãs pelo mundo: foram mais de 20 milhões de unidades vendidas.
Assim, a chegada do Novo Peugeot 208 não só simboliza mais um grande marco dentro da série 200, como também coroa a bem-sucedida trajetória de 210 anos da Peugeot. Um veículo inspirado no espírito pioneiro, revolucionário e cheio de emoção que move a marca.
Ao lançar o Novo Peugeot 208 no país, pouco tempo após a chegada do modelo no mercado europeu e seguindo as mesmas bases e diretrizes de produto, a Marca oferece ao consumidor brasileiro a expressão máxima de design, tecnologia e experiência de condução.
O Novo Peugeot 208 tem no estilo um de seus pontos mais fortes, que o diferenciam frente à concorrência, com um design que inaugura a nova identidade mundial da marca no Brasil. Sua carroceria encorpada e de proporções homogêneas é mais longa, mais larga e mais baixa que a do antecessor, apresentando as seguintes dimensões: 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e entre-eixos de 2.538 mm.
Suas linhas puras formam uma silhueta arrojada, que evoca a esportividade, com um sutil equilíbrio entre robustez e suavidade. Seguindo uma das principais características da Marca, a dianteira do modelo é imediatamente identificável. Ela associa de maneira habilidosa elementos da nova assinatura visual Peugeot. na parte inferior e um “olhar felino”, que remete diretamente ao “dente de sabre”, ressaltado pela iluminação com faróis full LED.
O desenho do para-choque dianteiro é composto por uma linha única e uma ampla grade perfeitamente integrada, que passa a ostentar o logotipo ao centro. Já o nome do modelo está posicionado na extremidade frontal do capô.
A traseira do novo Peugeot 208 é caracterizada por um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as lanternas – também dotadas de elementos luminosos na forma de três “garras”, em harmonia com o estilo frontal.
Lançado para produção com o Peugeot. 208, no início de 2012, o primeiro Peugeot i- Cockpit® foi revelado em 2010 no carro-conceito SR1. Hoje, é um verdadeiro sucesso, com mais de 5 milhões de clientes em todo o mundo – além de ser um símbolo da marca e um componente importante no seu DNA.
Mais uma vez por meio do 208, mas agora tendo como base a segunda geração do modelo, a Marca vai além no quesito inovação, trazendo ao mercado uma nova geração do Peugeot i-Cockpit®, tornando a experiência a bordo ainda mais especial e exclusiva.
Batizada como Peugeot i-Cockpit 3D®, a evolução do conceito patenteado pela marca amplia as sensações e o prazer de dirigir ao adicionar o primeiro cluster em três dimensões à sua bem-sucedida receita, complementada pelo volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia touchscreen de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo.
O novo cluster dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque, mais à frente do visor principal. As indicações são dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, contribuindo para uma melhor reatividade e melhorando a condução em todos os sentidos – além de maior eficiência, proporciona uma leitura mais confortável aos olhos.
Há ainda a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização, o que permite a personalização do painel àqueles que fazem uso compartilhado do carro. Conta-giros, mídia em reprodução ou detector de fadiga: quem escolhe a informação exibida com maior destaque é o motorista.
O Novo 208 reafirma os valores da Peugeot em um segmento em que sempre foi protagonista, graças a aspectos como design, desempenho e tecnologia à frente do tempo. Os modelos da série Peugeot 200 (205, 206, 207 e 208), aliás, sempre foram inovadores, conquistando os mais variados perfis de público mundo afora.
E assim também será com o Novo 208, fabricado no Centro de Produção de Palomar, na Argentina, e que marca a estreia da produção de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform), uma das mais modernas do Groupe PSA.
Trata-se de uma plataforma dotada de características que a tornam bastante completa e versátil:
- Global, porque é produzida em quatro continentes e oito fábricas do Groupe PSA (França, Espanha, Eslováquia, China, Argélia, Marrocos, Argentina e Brasil);
- Modular, porque adapta suas dimensões para atender às necessidades de diferentes mercados, clientes e modelos em todo o mundo;
- Multienergia, pois pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção.
O uso da plataforma CMP faz com que o Novo Peugeot 208 ofereça aos consumidores brasileiros o que há de mais avançado em termos de tecnologia automotiva, que se reflete em benefícios como robustez, confiabilidade, melhor conforto acústico e térmico, nível de vibração reduzido e melhores índices de consumo (em função de menores peso e resistência aerodinâmica).
É ela também a responsável pela introdução de inovações tecnológicas de assistência à direção, segurança e comodidade do PEUGEOT DRIVER ASSIST, que reúne os seguintes sistemas:
Alerta de colisão: alerta o condutor em caso de risco de colisão com o veículo à frente, ou com um pedestre atravessando a rua. Dependendo do risco detectado e do nível de alerta configurado pelo condutor, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos:
- Nível 1: alerta visual apenas, indicando que o veículo à frente está muito próximo. Uma mensagem recomenda, então, atenção enquanto a área ao redor do veículo é exibida;
- Nível 2: alerta visual e sonoro indicando uma colisão iminente. Uma mensagem avisando para frear é exibida.
Frenagem de Emergência: o sistema automático de frenagem de emergência entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir. Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos – como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado – atuando no sistema de frenagem do veículo.
Em velocidades entre 5 km/h e 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente ao detectar um risco de colisão. A velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado, e 60 km/h quando se tratar de um pedestre. Em suma, o sistema evita choques ou minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.
Alerta e correção de mudança de faixa: O veículo é equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas, que reconhece as linhas (contínuas ou seccionadas) da estrada e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária de uma marcação longitudinal no solo das vias de circulação.
Para a total segurança da condução, a câmera analisa a imagem antes de acionar um alerta, no caso de queda de atenção do condutor, a uma velocidade superior a 60 km/h.. Caso seja detectado um desvio da direção, o condutor é alertado por um alarme sonoro e também visual, no painel de instrumentos.
O Alerta de Ultrapassagem de Linha também corrige a trajetória do veículo: assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo, a direção é progressivamente corrigida para manter o veículo na sua faixa.
Condições de funcionamento:
- A velocidade do veículo deve estar entre 65 km/h e 180 km/h;
- A pista deve ter no mínimo uma linha de marcação no solo (contínua ou descontínua) e a correção é efetuada apenas no lado em que a linha for detectada;
- As duas mãos do condutor devem estar no volante;
- A seta indicadora de direção não deve estar ativa;
- O sistema ESC deve estar ativado.
Se desejar manter a trajetória do veículo, o condutor pode impedir a correção mantendo com firmeza o volante. A correção também será interrompida se as setas indicadoras de direção forem ativadas (caso as setas indicadoras de direção estejam ativas e durante vários segundos depois de serem desligadas, o sistema considera que qualquer mudança de trajetória é deliberada e não aciona nenhuma correção).
Auxílio de farol alto: a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas faz a análise das fontes luminosas, e o sistema alterna automaticamente entre luz alta e luz baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação. Ele otimiza o tempo de circulação em luz alta, para maior segurança. Para ativar/desativar essa função, basta fazer a escolha por meio do menu “Condução” na tela sensível ao toque – o status é memorizado quando a ignição é desligada.
Reconhecimento de placas de velocidade: a câmera de vídeo situada no alto do para-brisas efetua a leitura das placas de limitação da velocidade. O sistema detecta e lê as placas de limite de velocidade e as exibe no painel de instrumentos (o sistema também utiliza as informações sobre limites de velocidade contidas nos mapas do sistema de navegação).
O limite de velocidade exibido no painel de instrumentos é atualizado quando o veículo passa por uma placa destinada a automóveis (veículos leves) – os limites de velocidade específicos, como aqueles destinados a veículos pesados de carga, não são exibidos.
O limite de velocidade recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera, pressionando o botão “MEM” do comando do regulador/limitador de velocidade – uma pressão registra a velocidade recomendada, e uma nova pressão confirma a nova regulagem da velocidade.
Essa função também é ativada/desativada através do menu “Condução”, na tela sensível ao toque, e o status é memorizado quando a ignição é desligada.
Carregamento de smartphone wireless: a recarga sem fio do smartphone é um recurso inteligente de alta praticidade no dia-a-dia. Por meio de indução magnética, a energia carrega a bateria de celulares, bastando que estes sejam compatíveis com o padrão Qi 1.1 em sua concepção original, ou mediante o uso de um “estojo” de compatibilidade.
A operação é simples: basta posicionar o smartphone compatível na área de recarga (de preferência no centro). Assim que detectado, a recarga da bateria se inicia.
O Novo Peugeot 208 traz consigo o conceito “Power of Choice”, que está inserido na nova promessa da Marca, “Unboring the Future”. Isso significa que, para a Peugeot, a relação entre as pessoas e os carros deve ter como princípio o prazer de dirigir. Algo que, não por acaso, faz parte do DNA da Marca e está presente em absolutamente todos os veículos Peugeot através dos tempos – chegando, agora, ao Novo 208.
E quer ver só como o Novo Peugeot 208 amplia o leque de possibilidades entregue ao consumidor brasileiro? A partir desta nova oferta será possível escolher não apenas uma versão com a qual cada indivíduo se identifique melhor, em termos de design e nível de equipamentos, o consumidor terá também poder de escolha sobre a motorização: 1.6 16V Flex ou esportivo, 100% elétrico.
Assim, o modelo será o primeiro hatch do segmento B no país com essas duas configurações à disposição. Ou seja, diferente do padrão do mercado, onde elétricos invariavelmente possuem um visual peculiar, quem optar pela versão elétrica do Novo Peugeot 208 seguirá contando com uma de suas maiores forças: o design arrebatador.
Começando pela gama movida por motor a combustão, o Novo 208 chega ao mercado brasileiro em quatro versões de acabamento: Active, Active Pack, Allure e Griffe, todas elas dotadas do mesmo design poderoso e colocando o condutor num patamar de destaque, ou seja, no centro de uma experiência de condução diferenciada e única. Confira, abaixo, as versões e principais equipamentos:
PEUGEOT 208 Active 1.6 | Câmbio automático AT6
- Grade frontal cromada
- DRL em LED
- Rodas de liga leve de 16” Kenobi
- Faixa traseira em preto brilhante
- Comandos do volante com contorno em preto brilhante
- Toggle Switches com contorno dos botões cromados
- Abertura de portas interno
PEUGEOT 208 Active 1.6 | Câmbio automático AT6 + PACK
Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:
- Teto de vidro panorâmico
- Ar condicionado digital
- Câmera de estacionamento traseira
PEUGEOT 208 Allure 1.6 | Câmbio automático AT6
Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:
- Teto de vidro panorâmico
- Rodas de liga leve de 16” diamantada Kenobi
- Escapamento cromado
- Ar condicionado automático digital
- PEUGEOT i-Cockpit® 3D
- Volante multifuncional em couro
- Bancos em Alcantara®
- Apoio de braço para o condutor
- Carregador de smartphone por indução
- Painel de bordo com acabamento Slush
- Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
- Airbags de cortina
PEUGEOT 208 Griffe 1.6 | Câmbio automático AT6
Todo o conteúdo da versão anterior acrescido de:
- Faróis Full LED
- Capa dos retrovisores em preto brilhante
- Aerofólio traseiro em preto brilhante
- Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
- VisioPark 180°
- Sensor de chuva
- Sensor crepuscular
- Sensor de estacionamento traseiro
- Alerta de Colisão
- Frenagem de Emergência Automática
- Alerta e correção de mudança de Faixa
- Auxílio de Farol Alto
- Sistema de Reconhecimento de Placas de velocidade
Todas as versões são equipadas com o motor 1.6 16V Flex, que desenvolve 118 cv de potência e 151,8 Nm de torque, sempre associado a uma transmissão automática sequencial de 6 marchas. O temperamento dinâmico do Novo Peugeot 208 é facilmente adaptado às expectativas do motorista, que tem à sua disposição os modos “Eco” e “Sport” do câmbio.
Em “Eco”, as trocas de marcha são feitas de maneira antecipada em relação à operação normal, resultando em maior economia de combustível e em um nível de conforto acústico ainda mais acentuado. Já o modo “Sport” é o mais indicado para situações nas quais o motorista busca priorizar a alta performance, com as trocas de marcha realizadas em rotações mais elevadas do motor. O câmbio oferece ainda a possibilidade de mudanças manuais, bastando para isso deslocar lateralmente a alavanca e movê-la para trás ou para frente – realizando, respectivamente, trocas ascendentes ou reduções das marchas.
Disponível nas cores Branco Banquise (sólida), Branco Nacré (perolizada) e nas metálicas Cinza Aluminium, Preto Perla Nera e Azul Quasar, o Novo Peugeot 208 chega com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e revisões com preços fixos. Enfim, um hatch pronto para elevar a experiência de condução a um novo patamar, com credenciais para se destacar no segmento e conquistar o consumidor brasileiro.