O primeiro dia útil de maio registrou 19 acidentes apenas no período da manhã na Grande São Paulo. Ao menos oito pessoas ficaram feridas. Com a intenção de reduzir essas perdas, o Maio Amarelo é um movimento de conscientização voltado aos motoristas, para reduzir os acidentes e mortes no trânsito. O mês foi escolhido depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, em 11 de maio de 2011, a Década de Ações para Segurança do Trânsito. Já a cor amarela simboliza a atenção e advertência no trânsito. De acordo com um levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a cada ano morrem aproximadamente 1,3 milhão de pessoas em consequência de acidentes de trânsito e estima-se que outros 50 milhões sofrem lesões que os incapacitam, parcial ou totalmente. Isso significa que a cada seis segundos alguém perde a vida ou fica gravemente ferido por causa de um acidente de trânsito. Segundo Luiz Bonini, executivo da empresa Turbi, a manutenção veicular preventiva merece destaque na prevenção de acidentes. Segundo dados da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos no Brasil (Sindrepa), 47% dos veículos envolvidos em sinistros ou acidentes apresentavam algum tipo de falha prévia.
“A manutenção preventiva garante o melhor funcionamento dos componentes de segurança do veículo. Por exemplo, uma suspensão com problemas pode impactar na dirigibilidade do carro e aumentar os riscos de uma colisão. A boa experiência com a Turbi é o mais importante e a manutenção de carros é essencial para isso. Além de garantir a segurança de quem aluga o carro, promove uma boa vivência”, aponta Bonini.
Operando com veículos disponíveis para aluguéis a partir de uma hora e também de contratos de assinatura, a Turbi aposta na proximidade com o cliente e em um serviço de cadastro 100% digital e menos burocrático para proporcionar a experiência de carro na garagem. “Esse é um modelo que nós usamos tecnologia própria para monitorar os veículos e retirar o carro com o cliente quando chega a hora de fazer uma manutenção preventiva, ou quando nos reportam algum problema, garantindo conforto e segurança para nossos usuários”, finaliza o executivo.