O Novo Uno chega ao mercado equipado com o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) da Bosch, sistema que evita até 80% dos acidentes causados por derrapagem. O sistema que equipa o compacto da Fiat foi fabricado no Brasil e desenvolvido pela engenharia local. Pesquisas em todo o mundo comprovam que o ESP® representa o que há de mais moderno em tecnologia de segurança ativa, pois contribui para evitar que o carro perca a estabilidade, visto que corrige automaticamente a trajetória do veículo, freando as rodas de forma autônoma e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade.
Para que isso ocorra, uma unidade de controle eletrônico faz o monitoramento dos sinais dos sensores do ESP® e verifica 25 vezes por segundo se a trajetória real do veículo corresponde aos movimentos feitos pelo motorista ao volante.
Se o carro se movimentar em uma direção diferente, o sistema detecta a situação crítica e reage de imediato – independentemente da ação do motorista -, utilizando o sistema de frenagem do veículo para “conduzi-lo” de volta à trajetória pretendida. Com intervenções seletivas de frenagem em cada roda, o ESP® produz a força contrária necessária para que o veículo reaja de acordo com a vontade do motorista. O programa não só inicia a intervenção de frenagem, como também pode interferir no motor para acelerar as rodas motrizes.
Base para outras funções e tecnologias
O ESP® também auxilia em saídas bruscas, em que há derrapagem de pneus. Isso porque o dispositivo atua em conjunto com o sistema de injeção do veículo, cortando o fornecimento de combustível para o motor e diminuindo a potência direcionada para as rodas.
Outra atuação importante é em pisos de baixa aderência, como de terra batida, lama e até mesmo gelo. Nesses tipos de pavimentos, o sistema identifica a roda que está destracionando e evita que escorregue, fazendo com que o veículo se movimente mais facilmente do que em modelos sem o dispositivo.
Em veículos com ESP® também é permitido acrescentar funções importantes, como, por exemplo, o sistema de saída em rampa, que evita que o veículo volte em uma subida sem que haja intervenção do motorista, e o controle de tração que evita que as rodas patinem quando o carro é acelerado em superfícies escorregadias ou molhadas.
O sistema ESP® também é a base para a adição de funções complementares de sistemas de assistência ao condutor
Conectividade, Automatização e Eletrificação .
Por meio de suas tecnologias, sistemas, produtos e serviços, a Bosch busca viabilizar a conectividade, a automação e a eletrificação dos veículos. Com isso, além do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®), a empresa também está presente no Novo Uno por meio do fornecimento de componentes como: ABS geração 9, alternador e motor de partida, sistema Start/Stop, bomba de combustível, sensores de pressão e bateria.