Em 2014, a MANN+HUMMEL, uma das maiores fabricantes de filtros no mundo, completa 60 anos da chegada ao Brasil. E neste período a empresa se consolidou no mercado nacional pela qualidade e tecnologia de seus produtos. “Temos o compromisso com o desenvolvimento e com a satisfação dos nossos clientes”, afirma Pedro Ortolan, diretor de vendas, negócios e marketing da MANN+HUMMEL no Brasil.
Fundada na Alemanha em 1941, pelo Dr. Erich Hummel, a companhia chegou ao Brasil no ano de 1954, quando concedeu uma licença para fabricação de filtros para a Naumann Gepp, que ficava no Bairro de Santo Amaro, em São Paulo/SP. Quase 10 anos depois, a MANN+HUMMEL comprou empresa brasileira, dando início a Filtros MANN e em 20 anos, a empresa iniciava a construção da fábrica que hoje é a sede da empresa, em Indaiatuba/SP.
Durante 50 anos, a empresa acompanhou a evolução do mercado, sempre lançando produtos com alta tecnologia e qualidade, seguindo todos os padrões das montadoras. Alguns exemplos da importância que a companhia sempre deu à inovação foram os desenvolvimentos dos filtros de combustível em plástico com meio filtrante em papel, em 1998, totalmente desenvolvido no Brasil, ou os inovadores filtros MULTI-FILTRO, criados em 2005.
Em 2008, a empresa iniciou uma expansão mais ousada no território nacional, com a inauguração da operação em Manaus/AM e no ano seguinte em Contagem/MG, ambas as plantas focadas em atender grandes clientes automotivos localizados nas regiões.
Dois anos após a inauguração no estado mineiro, a MANN+HUMMEL adquire a empresa Fluid Brasil Sistemas e Tecnologia LTDA, de Jundiaí, ampliando o seu portfólio e capilaridade comercial.
No ano seguinte, em 2013, uma ação global da companhia adquiriu a marca americana Purolator. O negócio então é renomeado para MANN+HUMMEL Purolator Filters LLC. Esta ação refletiu diretamente na operação mundial já que se torna a maior em capacidade produtiva no mundo.
Para 2014, o plano da companhia é reforçar cada vez mais a presença da marca no território nacional. “Ainda não é costume do brasileiro, tão apaixonado por carro, chegar num posto de troca de óleo e pedir por uma marca de filtro. Para isso, planejamos nos aproximar cada vez mais dos técnicos em lubrificação para que atuem como formadores de opinião do consumidor final”, explica o executivo.