Manutenção preventiva: verifique as peças flexíveis do seu veículo

 
flexiveis (2)
Tão importante quanto à manutenção preventiva no sistema de escapamentos e emissões de gases é a verificação de pequenas peças que fazem parte dos conjuntos chamados de “flexíveis”.
Os flexíveis surgiram nos sistemas de escapamentos, juntamente com os catalisadores no final da década de 90. São peças de excelente qualidade e fabricadas em aço inoxidável de alta performance sendo imprescindíveis nos escapamentos atuais.
Constituído de um fole central e protegido por trançados externos, sua função é absorver e reduzir as vibrações vindas do motor, garantindo maior durabilidade ao sistema de exaustão, principalmente do catalisador, e também isolar o sistema vibrante da cabine dos passageiros do veículo.
Os flexíveis se localizam normalmente na parte frontal do sistema, geralmente no tubo de saída do motor visando eliminar a rigidez do sistema de escapamento no veículo, uma vez que os flexíveis, como o nome já diz, não ficam estáticos.
Atualmente a Mastra possui mais de 30 itens em seu portfólio de flexíveis, para veículos leves e pesados e alerta para a importância da verificação das peças. Basicamente existem quatro formas para saber se os flexíveis precisam ser trocados, bastando “balançar” o sistema e observar de perto o seguinte:

  • Se os flexíveis estão rígidos é sinal de que já perdeu sua função;
  • Se fizer ruído de estalos é porque existe quebra do fole interno;
  • Se tiver manchas de fuligem, é sinal que estão com vazamentos, advindos de perfurações;
  • Se as “malhas” metálicas estiverem rotas ou rompidas;

Para mais informações ou dúvidas sobre aplicações de flexíveis, ligue para o 0800 166 127 ou preencha o formulário na área “contato” do site www.mastra.com.br.
 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes