E a febre continua do Pokemon Go, mas desta vez com castigo. A Volkswagen proibiu os funcionários de jogar Pokemon Go dentro da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha. Em comunicado enviado aos seus mais de 70 mil funcionários, a marca alega que o jogo pode comprometer a segurança dos trabalhadores e da própria empresa, uma vez que funciona com geolocalização – para quem não sabe, o game Pkemon Go utiliza o sistema de GPS do Google Maps. Segundo o grupo alemão, as condições de utilização do Pokémon Go permitem a partilha de informação com terceiros, afetando seriamente a proteção de dados.
Além disso, adianta a Volkswagen, considera que partilhar fotos e vídeos constitui um perigo em termos de confidencialidade. Um funcionário da fábrica confessou à imprensa alemã que “quase todos funcionários jogam. Ontem, por exemplo, encontrei e peguei três Pokemons na linha de montagem”.
A Volkswagen não é a única a banir o uso do Pokemon Go no ambiente de trabalho. A siderúrgica alemã Thyssenkrupp também enviou um comunicado interno aos seus 31 mil empregados da sede em Ruhr com a curta e direta mensagem “Don’t Pokemon and work” (“Não jogue Pokemon, trabalhe”).