O saudoso piloto italiano Marco Simoncelli foi reconhecido oficialmente como uma das lendas do motociclismo e faz parte de um restrito grupo das lendas do MotoGP. Simoncelli é o 21º nome a entrar neste restrito e seleto clube que conta com nomes como os de Giacomo Agostini, John Surtees e Casey Stone.
Marco Simoncelli morreu no GP da Malásia de 2011, depois de ter sido campeão da antiga categoria 250cc (atual Moto2) e mais sete pódios no MotoGP. A cerimônia de nomeação de Simoncelli contou com a presença do pai do saudoso piloto, Paolo, e foi realizada no circuito italiano de Mugello, onde será realizada a etapa do Mundial de MotoGP.
Carmelo Ezpeleta, presidente da Dorna, promotora do MotoGP, não escondia a alegria: “Para mim é um dia muito feliz. Ele é uma lenda por tudo o que representou para o motociclismo. A sua forma de vida fez com que o motociclismo tenha ficado diferente depois da sua passagem.” Paolo Simoncelli, o pai da nova lenda, poupou as palavras mas disse acreditar que, com o tempo, o seu filho tornar-se-ia “uma lenda do MotoGP”.
Confira, a seguir, as lendas do MotoGP:
1. Giacomo Agostini (ITA)
2. Mick Doohan (AUS)
3. Geoff Duke (GBR)
4. Wayne Gardner (AUS)
5. Mike Hailwood (GBR)
6. Daijiro Kato (JAP)
7. Eddie Lawson (EUA)
8. Anton Mang (ALE)
9. Angel Nieto (ESP)
10. Wayne Rainey (EUA)
11. Phil Read (GBR)
12. Jim Redman (GBR)
13. Kenny Roberts (EUA)
14. Jarno Saarinen (FIN)
15. Kevin Schwantz (EUA)
16. Barry Sheene (GBR)
17. Freddie Spencer (EUA)
18. John Surtees (GBR)
19. Carlo Ubbiali (ITA)
20. Casey Stoner (AUS)
21. Marco Simoncelli (ITA)