Fabricante brasileira exportou seis unidades que vão operar durante o evento esportivo
A Marcopolo forneceu seis ônibus para o Qatar e que vão circular durante a Copa do Mundo de Futebol 2022, entre os meses de novembro e dezembro. As unidades, dos modelos Paradiso G8 1200 e Audace 1050, foram produzidas nas fábricas do Brasil e da China e entregues para operadores locais. Atualmente, a companhia exporta para 120 países. No terceiro trimestre deste ano, enviou 1.321 ônibus para o mercado externo, o volume representou crescimento de 96% em comparação ao mesmo período de 2021.
“Esse negócio demonstra a expertise e a atuação global da Marcopolo. Para melhor atender os clientes e tornar o negócio mais eficiente, optamos por modelos com características diferentes e fabricados em dois países, no Brasil e na China”, destaca Ângelo Oselame, coordenador comercial Mercado Externo da Marcopolo.
As duas unidades do rodoviário Paradiso G8 1200 foram produzidas na fábrica de Ana Rech. Os veículos têm chassis com configurações distintas, de acordo com as solicitações específicas de cada operador. Segundo Oselame, um dos modelos conta com apenas seis poltronas leito, lounge para sala de reuniões com tv e sofá, cozinha completa e ficará à disposição da entidade organizadora durante o período do evento esportivo.
Os demais ônibus Marcopolo são do modelo Audace 1050. Os veículos foram produzidos na unidade da MAC (Marcopolo China) e entregues a um operador privado que fará o transporte de torcedores convidados por um dos principais patrocinadores do evento em transfers locais, entre o aeroporto, hotel e estádios onde serão realizados os jogos.
A Marcopolo tem grande tradição no fornecimento de ônibus para o transporte de delegações e torcedores durante torneios de futebol realizados pela Fifa. As participações mais expressivas foram nas copas realizadas na África do Sul, em 2010, e no Brasil, em 2014, quando a fabricante foi a principal fornecedora de veículos, inclusive de modelos para o transporte coletivo urbano das cidades-sede. Entre as edições de 2010 e 2014, a companhia comercializou mais de 1000 ônibus.
No Qatar, a Marcopolo tem um volume anual de vendas entre 20 e 30 veículos. Em 2022, com a retomada das atividades presenciais e a realização de um dos principais eventos esportivos do mundo no país, a companhia brasileira registrou crescimento das vendas na região, com 46 veículos comercializados. Além do turismo, a consolidação de empresas que atuam no setor de energia reflete no aumento das vendas de ônibus exclusivos para o fretamento. Neste ano, foram 40 unidades dedicadas às empresas de energia que buscam veículos para realizar o transporte de seus profissionais.