A Harley-Davidson Motor Company contará com um novo CEO a partir de 1º de maio. Matthew Levatich, atual Chefe de Operações e presidente da Harley-Davidson Motor Company, assume a função no lugar de Keith Wandell, que se aposentará depois de mais de cinco anos de serviços prestados à marca. Além da presidência, Levatich assumirá também uma cadeira no conselho diretivo.
Wandell entregará a companhia em um momento muito bom, de crescimento mundial. Desde o início de seu mandato , a Harley-Davidson se caracterizou por contar com um plano estratégico claro e eficiente de negócios. Neste período, a empresa passou por significativas transformações no desenvolvimento de produtos, manufaturas e vendas, além de um grande foco no desenvolvimento de liderança e no fortalecimento da marca Harley-Davidson.
“Vencemos muitos desafios para recolocar a Harley-Davidson rumo a um futuro brilhante . Mais importante que isso, conseguimos desenvolver líderes em todos os níveis da organização capazes de adaptar e executar nossa estratégia, além de assegurar que a empresa se mantenha forte no longo prazo”, diz Wandell.
Formado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Gestão de Engenharia, Matt Levatich, 50 anos, entrou na companhia em 1994 e desde 2009 ocupa o cargo de presidente e chefe de Operações da Harley-Davidson Motor Company. Antes disso, ocupou posições de liderança nos Estados Unidos e Europa, entre elas vice-presidente e gerente geral de Peças e Acessórios, vice-presidente de Gestão de Materiais e presidente da MV Agusta, marca que pertenceu à Harley-Davidson. Desde 2012, ele também é membro do conselho de diretores da Emerson, uma empresa de manufatura e tecnologia globais baseada em St. Louis.
“A capacidade natural de Matt para liderar e os profundos conhecimentos do negócio os tornaram o substituto natural para esta posição. Ele tem sido uma peça fundamental em nossa estratégia de ser uma empresa com foco no cliente e na inovação e desenvolvimento contínuo que fazem parte do DNA da Harley-Davidson. Eu tenho muita confiança no que ele pode trazer para a companhia”, afirma Wandell.
“É uma grande honra ser o próximo CEO da Harley-Davidson, uma das marcas mais fortes e reverenciadas do mundo. Por meio de nossa estratégia de oferecer produtos e experiências fantásticas aos nossos clientes, acredito que possamos ampliar ainda mais o nosso alcance e nos fortalecermos como uma empresa de crescimento global”, diz Matt.
Wandell, 65 anos, se tornou presidente e CEO da Harley-Davidson em 1º de maio de 2009, e foi eleito presidente do conselho diretivo em fevereiro de 2012. Sob seu comando, a empresa passou por um profundo processo de reestruturação de sua produção, que gerou economia anual estimada em mais de US$ 300 milhões por ano. Além disso, avançou muito na conquista de novos clientes, aumentando as vendas em mercados fora dos Estados Unidos, além de lançar diversos produtos de sucesso.