Vídeos do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação contam com a Língua Brasileira de Sinais
A Organização Mundial de Saúde – OMS estima que, até o ano de 2050, cerca de 900 milhões de pessoas podem desenvolver deficiência auditiva. No Brasil, por volta de 5% da população (cerca de 10 milhões de pessoas) têm algum tipo de deficiência auditiva, parte dela usa a Língua Brasileira de Sinais como auxílio para comunicação.
Alinhado a isso e na iminente busca pela inclusão socioeducacional, o Maxxi Trainning Academy, em parceria com Centro Técnico de Tecnologia, Treinamento & Inovação – CTTi, disponibiliza, em uma série de seus vídeos com dicas de manutenção e conservação de veículos, no canal do Youtube, a tradução na Língua Brasileira de Sinais – Libras, e tem um projeto para que no futuro possa ser ainda mais acessível, como uma forma de oferecer aos profissionais ou novos profissionais de oficinas mecânicas, a possibilidade de reciclarem conhecimento ou adquirirem novos.
Os vídeos são produzidos semanalmente por profissionais da área automotiva, apresentando conteúdos dos mais diversos assuntos relacionados à manutenção dos veículos, como a necessidade da troca das palhetas dos limpadores de para-brisas, a importância do rodízio de pneus e como realizar, em casa, a regulagem da altura dos faróis.
Os conteúdos com tradução em Libras produzidos pelo Maxxi Tranning passaram a ser compartilhados pela Associação dos Surdos de Campinas – Assucamp, uma entidade de apoio aos portadores de deficiência auditiva na cidade paulista e sua região metropolitana, em seus canais de comunicação. Na região da Região Metropolitana de Campinas – RMC, a Unicamp realiza um estudo atualmente, para avaliar a acessibilidade na rede pública de saúde, onde também existe uma barreira que os deficientes auditivos enfrentam ao utilizar os serviços da Rede Pública de Saúde.
“A necessidade na divulgação de materiais com a tradução em libras ainda é muito grande. Com ações nesse sentido, podemos garantir que todos os profissionais sejam incluídos e utilizem desse recurso, como forma de aprimoramento de seus conhecimentos. A acessibilidade para esse público também faz parte de um bem maior e um dever para nós como companhia”, avalia o Gerente da Maxxi Trainning, Leandro Mateus Vanni.