A Mazda lançou em 26 de Outubro um sedan de porte médio, construído na sua plataforma híbrida EPA.
O EZ6 tem versão 100% elétrica (BEV) e híbrida de alcance estendido (EREV).
A versão 100% elétrica é equipada com motor traseiro de 190 KW com 2 opções de baterias, uma com pacote de 56,1 KW hora com alcance de 480 km pela CLTC.
Com pacote de 68,8 KW hora a autonomia chega a 600 km.
As baterias são de fosfato de ferro-lítio e podem recarregar de 30 a 80% em 15 minutos.
A versão EREV tem motor de 1,5 litros que gera 70 KW acompanhado de motor elétrico de 160 KW com 2 configurações de baterias.
Um das versões tem autonomia elétrica de 130 km e a outra de 200 km.
Na versão de 200 km a autonomia combinada total chega a 1300 km.
As medidas do Mazda EZ6 são 4921mm/1890mm/1485mm com entre-eixos de 2895 mm.
Visto de lado o EZ6 tem silhueta fastback e um spoiler ducktail que se posiciona quando são atingidos 90 km/h,auxiliando a aerodinâmica.
Utiliza linguagem de design ” Kodo” da Mazda .
Tem faróis divididos,luzes diurnas de LED e logotipo Mazda iluminado.
CADILLAC LYRIQ 2025 100% ELÉTRICO
O Cadillac Lyriq é um crossover de luxo totalmente elétrico com tração integral e 515 cv de motor duplo.
O Lyriq 2025 tem teto panorâmico de vidro fixo com iluminação externa coreografada combinando arte e design.
O torque máximo é de 612 Nm.
O porta-malas tem capacidade de 1720 litros com os bancos traseiros dobrados.
Utiliza tecnologia de baterias Ultium EV da General Motors.
Desde Outubro o Lyriq 2025 está presente nas concessionárias americanas.
O preço básico do modelo é de US$ 58.600, mas dependendo dos opcionais selecionados pode chegar a US$ 78.500.
NOVO BMW MODELO M3 ELÉTRICO E À COMBUSTÃO
Devido ao afrouxamento das restrições às emissões na Europa, a BMW decidiu que além do novo M3 elétrico fará também o modelo a gasolina.
Antes a BMW estava considerando daqui em diante desenvolver apenas novas versões elétricas.
Os modelos a combustão utilizarão uma plataforma diferente.
O modelo elétrico será construído na plataforma Neue Klasse que foi usado no carro conceito Vision Neue Klasse apresentado no Salão do Automóvel de Munique.
O Chefe de desenvolvimento de produto da BMW, Frank Weber disse: “Teremos que atender o mercado e ter a coexistência do sedan elétrico com o modelo a combustão. “
O motor do futuro M3 à combustão deverá ser baseado no existente S58 de 6 cilindros.
Especula-se que a versão elétrica venha montada com 4 motores elétricos individuais que entregam até 1341 cv.
BATERIAS SÓLIDAS DA MARCA QUANTUM PARA CARROS ELÉTRICOS
Já estão em teste baterias de lítio de alta densidade para uso em carros elétricos.
A Quantum Escape é uma empresa americana da Califórnia que possui apoio do Grupo Volkswagen.
Células com mais de 800 Wh/L de densidade, denominadas de SE-5 estão sendo testadas.
Essa inovação está baseada em um eletrólito sólido que atua como um separador químico entre ânodo e cátodo.
As células têm uma configuração sem ânodo, o que permite uma recarga mais rápida com 10 a 80% podendo ser carregados em 15 minutos.
Esta etapa pode ser considerada a segunda fase de desenvolvimento.
O início de fabricação das baterias QSE-5 está previsto para o primeiro trimestre de 2027.
Anteriormente o início de produção estava previsto para 2025 mas o prazo de início será mais tarde devido a complexidade dos testes que tem que ser realizados.
Jaroslav Sussland