Em janeiro de 2015 a procura por carros usados cresceu 20% nos Feirões Auto Show em relação ao mesmo período do ano passado. Nos eventos organizados pela Matel Produções, a procura pelo carro seminovo ou usado levou o Feirão do Anhembi a registrar cerca de 28 mil visitantes e mais de 4.500 veículos em negociação nas primeiras quatro semanas do ano.
“Com o fim do IPI reduzido em dezembro somado a inflação do carro zero quilômetro que ficou mais caro ao longo do ano passado, a busca pelo carro novo perde força nesse momento e o consumidor busca o carro usado cujas vendas já cresceram cerca de 7% em 2014”, explica Eduardo Ribeiro, coordenador do Feirão Auto Show.
No Feirão, os vendedores que querem evitar a excessiva desvalorização de seus veículos por parte dos lojistas e concessionários busca a alternativa de vender o carro em um feirão, negociando diretamente com o interessado, que tem a opção de financiar o carro no próprio local, o que viabiliza a compra. “É um negócio vantajoso para os dois lados pois quem vende obtém um preço melhor enquanto o comprador pode usar serviços como a vistoria automotiva oferecida no feirão e o suporte dos agentes financeiros para fechar a compra na hora”, explica Ribeiro.
A estimativa para este ano é de um aumento global de 7% no volume de negócios gerados nos feirões Auto Show, que atualmente estão em cerca de R$ 50 milhões por mês. A Matel Produções organiza o Feirão Autoshow no estacionamento do Anhembi e no Shopping ABC na região da capital paulista, e também no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte/MG.