Mercado: demanda por veículos usados supera a oferta

Dados do estudo de Performance de Veículos Usados (PVU) mostram que avaliação e captação de seminovos registraram queda de 5,3% e 2,9% nas concessionárias

A demanda por veículos usados atualmente é superior à oferta nas concessionárias em todo o Brasil. Com a falta de carros usados no mercado, tanto o volume de avaliação quanto as captações caíram nas concessionárias em novembro, contrariando uma curva que se apresentava em crescimento desde maio, após o período mais crítico da pandemia de coronavírus. Por outro lado, a forte demanda faz com que os carros sejam vendidos mais rápido, em apenas 28 dias em média.

Os dados fazem parte da edição de dezembro do estudo de Performance de Veículos Usados (PVU), realizado pela MegaDealer, consultoria com expertise em Pesquisa, Data&Analytics, Treinamentos e Auditoria para Concessionárias, Associações e Montadoras, através de dados coletados pela Auto Avaliar, empresa de tecnologia de gestão de estoque, compra e venda de carros usados. Ao todo, o estudo analisou 1.605.491 operações analisadas em 1.998 concessionárias do Brasil.

De acordo com o PVU, o volume de avaliação de veículos usados em novembro apresentaram uma queda de 5,3% em relação ao mês anterior. Já as captações por parte das concessionárias caíram 2,9%.

“Este é um momento ímpar do mercado, porque a demanda continua viva, mas faltam carros, o que dificulta inclusive que as lojas captem mais automóveis para manter o seu estoque”, revela Fabio Braga, country manager da MegaDealer no Brasil. “O mercado de novos e usados estão correlacionados e as montadoras ainda não retomaram à plena produção. Boa parte destes clientes que queriam um carro 0km migraram para veículos usados gerando aumento da demanda e significativa falta de carros usados atualmente.”

Um exemplo de como a demanda segue forte é que novembro registrou o recorde de Giro de Estoque de veículos usados do ano. Segundo o PVU, os automóveis estão sendo vendidos em impressionantes 28 dias em média na plataforma Auto Avaliar.

“Por isso, a estratégia de captação é tão importante neste momento”, acredita J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar. “Mesmo com a alta demanda, observamos lojas com baixa performance de venda. O que evidencia a importância de utilizar as boas práticas nos anúncios dos veículos, com informações detalhadas, fotos de qualidade e atendimento ágil.  Afinal, está ocorrendo uma grande procura na plataforma”.

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