No acumulado de janeiro a dezembro, marca somou 167.449 unidades comercializadas, o que representou 8,6% de participação de mercado
Com o fechamento de 2020, a Hyundai confirma o quarto lugar nas vendas de automóveis no Brasil, consolidando no ano sua presença entre as chamadas “Big 4”. A marca comercializou 167.449 unidades no acumulado de janeiro a dezembro, alcançando participação de mercado de 8,6%. O volume representa queda de 19,4% em relação ao mesmo período de 2019, enquanto o mercado sofreu retração maior, de 26,7%, o que assegurou ganho de 0.8% de participação e levou a Hyundai do sétimo lugar em 2019 para o quarto lugar em 2020.
O bom resultado da Hyundai no País foi puxado pelas vendas da linha HB20, que teve 110.535 unidades comercializadas no ano, considerando as variantes hatch, sedã e aventureira. Já o SUV compacto Creta, que atingiu recentemente a marca de 200 mil unidades produzidas localmente, teve 47.759 unidades vendidas em 2020. Esses modelos fabricados pela Hyundai no Brasil representaram cerca de 95% do total comercializado pela marca.
“O ano de 2020 foi totalmente atípico, devido aos impactos da pandemia da Covid-19 na vida das pessoas e em todos os segmentos da econômica nacional. Nossa abordagem comercial foi sempre respeitosa às dificuldades que todos estavam passando, oferecendo o carro como uma forma de garantir maior segurança e proteção. Nesses momentos, a decisão de compra torna-se muito racional e o consumidor avalia diversos atributos, entre eles a maior garantia, o alto nível de tecnologia embarcada e as ferramentas digitais para a negociação”, comenta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
Durante 2020, a Hyundai introduziu o “Hyundai Express”, que possibilitou toda a negociação de veículos de maneira digital e remota, incluindo a avaliação do carro usado na troca e test-drive em domicílio. Também ofereceu com o “Hyundai Protege” a higienização completa dos carros novos e daqueles que passaram por revisões nas concessionárias.
“Fomos muito ativos nos períodos mais críticos da pandemia e das restrições de locomoção, quando dedicamos a frota de test-drive dos concessionários para o transporte gratuito de profissionais da saúde e idosos com o Transporte Solidário Hyundai. Isso nos aproximou mais das pessoas e fortaleceu a conexão emocional com a marca”, complementa Martinez.
Esta é a segunda vez que a Hyundai fecha o ano entre as chamadas “Big 4”, tradicional grupo que foi composto pelas mesmas quatro marcas mais vendidas do Brasil desde 1976. Em 2016, outro momento de retração da economia nacional, a fabricante sul-coreana quebrou pela primeira vez essa hegemonia, fechando o ano também na quarta posição.
O hatch compacto da Hyundai segue como o segundo automóvel de passeio mais vendido do Brasil, com 86.551 unidades negociadas em 2020. O modelo foi totalmente renovado no fim de 2019 e recebeu atualizações importantes no ano passado, principalmente na melhor distribuição de equipamentos entre as versões, ampliando a competitividade e a atratividade.