Do pioneiro chassi de ônibus LP 312 de 1956 às linhas OF e O 500, uma trajetória de evolução permamente na geração de soluções para o transporte de passageiros
O primeiro chassi de ônibus totalmente fabricado no País, o LP 312 de 1956, saiu da linha de montagem da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. De lá para cá, a marca passou a oferecer as mais diferentes alternativas de transporte pelas ruas, avenidas e estradas do País e, hoje, conta com a linha mais completa, de micro-ônibus aos superarticuados e rodoviários mais modernos, visando o conforto e seguraça aos clientes e passageiros.
Quase 65 anos depois, a mesma planta produz, hoje, um amplo portfólio de veículos modernos e avançados, como o chassi de ônibus da linha O 500, o que mantém a Empresa na vanguarda permanente do desenvolvimento tecnológico e na criação de soluções de mobilidade para o transporte urbano e rodoviário de passageiros.
A sua marcante posição de pioneira, levou a marca à líderança nas vendas de ônibus no mercado interno, com destaque também nas exportações para países da América Latina e de outros continentes. Atualmente, é a maior fabricante do setor no Brasil, sendo o Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus Mercedes-Benz.
A marca oferece aos clientes a mais completa linha de ônibus do mercado brasileiro, formada por modelos LO e OF com motor frontal, OH e família O 500 com motor traseiro. São micros, ônibus convencionais, padron, super padron, articulados e superarticulados, que se traduzem em soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT (Bus Rapid Transit), corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.
Para o segmento rodoviário, o portfólio inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. Além disso, fornece chassis de ônibus para atender licitações públicas, como o programa Caminho da Escola do FNDE.
“Nesses 65 anos, já são mais de 500 mil ônibus da marca vendidos no mercado interno e nas exportações. Somente o chassi OF 1721 superou o volume de 100 mil unidades emplacadas. Desde que foi lançado, há 23 anos, é o best-seller do mercado brasileiro considerando todas as marcas e modelos”, conta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Atualmente, 6 em cada 10 ônibus em circulação pelas cidades e estradas do Brasil levam a estrela de três pontas e isso nos motiva a fazermos sempre o melhor pelos nossos clientes e pela sociedade, conquistando assim a expressiva preferência das empresas do segmento e a satisfação dos passageiros”.
“Os ônibus Mercedes-Benz contam a história de muitos pioneiros do setor, de empreendedores e de empresas do transporte urbano e rodoviário de passageiros”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “É um orgulho e uma enorme satisfação estar sempre ao lado desses empresários visionários e de suas companhias, oferecendo produtos e serviços eficientes e rentáveis para seus negócios. Do mesmo modo, nos alegra muito disponibilizar aos passageiros e aos motoristas ônibus confortáveis, seguros e sustentáveis, contribuindo para a mobilidade urbana e rodoviária, a melhoria da qualidade do ar e a proteção ambiental. Essa é uma missão à qual nos dedicamos todos os dias, juntamente com nossos colaboradores, concessionários e parceiros”.
Com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro” e numa forte atuação nas redes sociais, a Mercedes-Benz busca mobilizar os diversos players do segmento de ônibus – empresas de transporte, gestores, parceiros e passageiros – para a busca permanente de soluções de mobilidade e de compatibilidade ambiental, para hoje e para o futuro.
Com o avanço das novas tecnologias, a marca foi tornando-se, cada vez mais, uma referência de mercado em segurança ativa para ônibus rodoviários. Recentemente, por exemplo, introduziu no Brasil o avançado ACC (piloto automático adaptativo), já disponível para alguns modelos rodoviários O 500.
Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto.
“O piloto automático adaptativo reduz o risco de acidentes, trazendo mais segurança para os passageiros, motoristas e outros veículos da via”, destaca Roberto Leoncini. “Graças à atuação dos sensores, esse avançado sistema identifica os veículos à frente em até 200 metros, mesmo numa situação de neblina. Além disso, pelo fato de atuar automaticamente, o ACC alivia o stress do motorista, que pode se concentrar mais à condução e ao tráfego. É o pioneirismo da Mercedes-Benz em todos os sentidos”.
O pacote de tecnologia de segurança e de conforto dos ônibus rodoviários O 500 inclui ainda: AEBS – Advanced Emergency Braking System (sistema de frenagem de emergência), LDWS – Lane Departure Warning System (sistema de aviso de faixa), TPMS – Tyre Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus), assistente de partida em rampa, Retarder (sistema auxiliar de freio), Top-Brake (freio-motor auxiliar), suspensão com sistema anti-tombamento, ABS (sistema anti-travamento), ASR (sistema de controle de tração), EBS (sistema eletrônico de freios), ECAS (suspensão pneumática controlada eletronicamente), ESP (controle eletrônico de estabilidade), eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade, freios a disco e Power Mode, recurso que oferece mais segurança em ultrapassagens.
Também com foco na oferta de soluções para os usuários de ônibus, a Mercedes-Benz conta com uma equipe especializada em sistemas de transporte coletivo urbano de massa, como BRT, corredores e faixas exclusivas. A Empresa dispõe assim de amplo conhecimento para propor e discutir soluções para as demandas da mobilidade por ônibus, trabalhando em conjunto com diferentes esferas da sociedade.
Como empresa do Grupo Daimler, a Mercedes-Benz do Brasil dispõe de todo o know-how para atuar com a eletromobilidade no País e na América Latina e está preparada para fornecer uma solução adequada à realidade de cada país. Isso ocorrerá no momento oportuno, considerando a viabilidade tecnológica, econômica e comercial, a parceria com encarroçadores e o suporte em termos de infraestrutura para todos os clientes.
Fatos marcantes em produção e na vanguarda tecnológica de ônibus
Ano | Modelo | Destaque |
1956 | LP 312 | 1º chassi de ônibus totalmente fabricado no Brasil |
1958 | O 321 H | 1º ônibus monobloco brasileiro |
1961 | Exportação | 550 unidades do O 321 H para Argentina |
1966 | O 326 | Novo ônibus para transporte rodoviário |
1969 | O 352 | Novo ônibus com motor traseiro |
1971 | OH e OF 1313 | Novos chassis OH (motor traseiro) e OF (dianteiro) |
1971 | O 362 | Nova linha de ônibus urbanos e intermunicipais |
1972 | O 355 | Novo ônibus |
1972 | O 362 | Nova plataforma para ônibus |
1978 | O 364 | Novos ônibus urbano e rodoviário |
1979 | Produção | Inauguração da fábrica de ônibus em Campinas |
1984 | O 370 | Novo ônibus rodoviário |
1986 | O 370 R | Novo ônibus rodoviário |
1988 | Produção | 200.000 ônibus produzidos no Brasil |
1992 | O 371 | Novos modelos RSL (rodoviário) e UL (urbano) |
1992 | OF 1618 | Novo chassi com motor frontal |
1993 | OH 1635 | Novo chassi com motor traseiro |
1994 | O 400 | Nova linha de ônibus urbanos e rodoviários |
1994 | OF 1620 | Novo modelo com motor frontal |
1998 | OF 1417 | 1º chassi de ônibus do Brasil com motor eletrônico |
1998 | OF 1721 | Novo modelo de chassi urbano e rodoviário |
2001 | Produção | Linha de ônibus volta para a fábrica de SBCampo |
2001 | O 500 | Nova linha de chassis de ônibus com motor eletrônico |
2002 | Produção | 400.000 ônibus produzidos no Brasil |
2002 | Exportação | 100.000 ônibus exportados pela MBBras |
2002 | LO 812 | Novo chassi para micro-ônibus |
2004 | OF 1722 | Novo modelo de chassi urbano e rodoviário |
2004 | O 500 | Novos modelos RS e RSD 6×2 |
2006 | O 500 | Novos modelos urbanos: M e articulados MA e UA |
2010 | O 500 | Novo modelo rodoviário RSDD 8×2 |
2010 | Venda | 400.000 ônibus vendidos no Brasil |
2012 | LO 916 | Novo chassi para micro-ônibus |
2016 | O 500 | Novos superarticulados MDA e UDA |
2020 | Venda | 500.000 ônibus vendidos no Brasil |
2020 | OF 1621 | Chassi específico para operações de fretamento |
2021 | OF 1721 | 100.000 unidades vendidas no Brasil |
2021 | O 500 R | Novo modelo urbano Super Padron |
Neste ano de celebração de mais um marco histórico da Empresa, os 65 anos da Mercedes-Benz do Brasil estão sendo contados em seis capítulos, um por mês, culminando no dia 28 de setembro, data oficial de inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo.
Os primeiros textos, sobre as fábricas e os caminhões, já foram divulgados. Os próximos irão abordar os temas de serviços, colaboradores, a Empresa hoje e o foco no futuro.