Subvenção de US$ 21,9 milhões será fornecida pelo Advanced Propulsion Centre UK e Innovate UK
A A Meritor Inc. anuncia integração ao Advanced Program Center (APC), no Reino Unido, para financiar parcialmente o design e o desenvolvimento do sistema de trem de força Meritor 17Xe para caminhões pesados e ônibus elétricos. A Meritor, em consórcio com seus parceiros Danfoss Editron e Electra Commercial Vehicles, submeteu o Projeto EPIC – Electric Powertrain Integration for Heavy Commercial Vehicles (Integração de Trem de Força Elétrica para Veículos Comerciais Pesados).
“Com este prêmio, nosso consórcio desenvolverá um trem de força elétrico revolucionário para veículos pesados 4×2 e 6×2 de até 44 toneladas sem redução no cubo e veículos de até 65 toneladas com redução no cubo. Esta tecnologia fornecerá aos OEMs de veículos comerciais a solução ideal para atender às metas de redução de CO2 da UE para 2025 e permitir que a Meritor expanda significativamente sua marca de portfólio de tecnologia Blue Horizon pela Europa”, disse Chris Villavarayan, CEO e presidente da Meritor.
Para Jeff Herrin, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Danfoss Power Solutions, segmento de negócios da empresa que inclui a Danfoss Editron, “estamos felizes por fazer parte desta equipe que está unindo forças para desenvolver a próxima geração de trem de força elétrico com emissão zero. O EPIC fornecerá solução revolucionária para OEMs de veículos comerciais, permitindo-lhes atender às metas globais de redução de CO2, aumentar a eficiência, reduzir o peso e custos, além de um alcance maior do que as soluções existentes no mercado de hoje”.
“A Electra está animada com a oportunidade de fazer parte deste programa de eletrificação com base no Reino Unido. Com a extensão de alcance sendo fator crítico na adoção de veículos elétricos comerciais, estamos ansiosos em iniciar o desenvolvimento de solução de transmissão eficiente com mais espaço para bateria”, disse Sid Sadique, CEO e presidente da Electra Commercial Vehicles.
Cada membro do consórcio EPIC desempenhará um papel crítico na construção e validação de quatro chassis diferentes:
Meritor: Integração geral do motor, inversor, transmissão e eixo trativo para permitir instalação em veículos existentes, além do desenvolvimento e integração de transmissão e engrenagens, controle de transmissão e desenvolvimento de software, validação de sistema, seleção e desenvolvimento da cadeia de abastecimento.
Danfoss Editron: Desenvolvimento e integração do motor elétrico e inversor.
Electra Commercial Vehicles: Integração mecânica e de controles do chassi elétrico da bateria
O sistema ePowertrain 17Xe da Meritor fornecerá até 430 kW de potência contínua com um motor elétrico de 800 volts para caminhões pesados e ônibus nas configurações 6X2 ou 4X2. O sistema integrado, adequado para veículos totalmente elétricos e com célula de combustível de hidrogênio, bem como configurações híbridas em série e híbridas plug-in, oferece embalagem projetada para caminhões com curta distância entre eixos, engrenagem otimizada para regeneração de energia. Ele será projetado para integrar o chassi existente com o mínimo ou nenhuma modificação na suspensão ou quadro.
O motor elétrico da Danfoss Editron é baseado em uma arquitetura patenteada e metodologia de gerenciamento térmico que excede as metas 2035 do Roadmap da APC para densidade de potência. Isso também significa que apenas um motor é necessário, um avanço significativo no design ePowertrain para serviços pesados, com a maioria dos produtos concorrentes precisando de dois motores para atender aos requisitos de potência. Exigir apenas um motor é visto como uma mudança radical na indústria, pois reduz peças, peso e custo ao mesmo tempo em que melhora a confiabilidade.
O EPIC oferecerá potencial zero de emissão de CO2 para veículos comerciais e outras aplicações, operando em cidades por todo o Reino Unido. Como parte deste programa, a Meritor criará um Centro Europeu de Excelência para eMobility em Cwmbran, Gales do Sul, e a Danfoss Editron criará um Centro de Inovação em Edimburgo, Escócia.
Este projeto criará empregos na Europa e no Reino Unido por meio dos dois novos centros e da capacidade de fabricação futura.