Grande parte das capitais brasileiras apresenta algum tipo de restrição ao trânsito de veículos de carga. Segundo estudo divulgado pela NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), em 2014, mais de 100 municípios brasileiros já criaram alguma regra para circulação de caminhões nas vias urbanas. O preço do novo pneu é de R$ 499 (preço base para São Paulo).
Apostando no potencial do mercado de veículos comerciais leves, que tem perspectiva de crescimento anual de cerca de 5% nos próximos cinco anos (dados de 2015 da consultoria Global Insight), a Michelin desenvolveu o novo pneu Michelin Agilis. O lançamento tem como objetivo aumentar a produtividade e reduzir custos, trazendo economia para os negócios dos clientes.
“Os pneus são considerados um dos maiores custos dos frotistas, perdendo apenas para o combustível e o seguro. O novo Michelin Agilis foi desenvolvido com foco na rentabilidade destes profissionais, para quem o veículo funciona como ferramenta de trabalho. É essencial para aqueles que rodam o dia todo nas ruas e não podem arriscar o bem-estar dos passageiros, a integridade da carga ou ficar fora de circulação”, explica Anoildo Mattos, Gerente de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul.
Para atender a este público, o Michelin Agilis, com 80% do volume fabricado na unidade industrial de Itatiaia no Brasil, apresenta superioridade nas performances de segurança, robustez, durabilidade e economia de combustível, que vêm para garantir a rentabilidade do negócio, contribuindo para:
Graças ao Michelin Total Performance – compromisso da empresa em garantir, em um único pneu, mais segurança, durabilidade e economia de combustível, sem abrir mão de nenhuma outra performance -, são reunidas no produto todas estas características, algumas antagônicas, em que estão contidas tecnologias e inovações resultantes de um alto investimento em pesquisa e desenvolvimento.
(1) Testes realizados em 2014 pelo instituto TÜV SÜD AG Alemanha, com pneus comprados no mercado brasileiro (Pirelli, Goodyear, Continental), na dimensão 195/75 R16C.
(2) Testes realizados em 2014, certificados pelo Instituto DEKRA, com pneus comprados no mercado brasileiro (Pirelli, Goodyear) na dimensão 195/75 R16C.
(3) Cálculo baseado nos testes realizados em 2014 pelo instituto TÜV SÜD AG Alemanha, com pneus comprados no mercado brasileiro (Pirelli, Goodyear, Continental) na dimensão 195/75 R16C.
Institutos independentes comprovam a superioridade do novo Michelin Agilis
A alta performance do pneu Michelin Agilis foi comprovada por institutos independentes que são referência no setor automotivo: os alemães TÜV SÜD AG e DEKRA. Todos os testes foram realizados com pneus comprados no mercado brasileiro, na dimensão 195/75 R16C, e apresentam resultados comparativos com a média dos principais concorrentes da categoria.
SEGURANÇA
- Frenagem no molhado
O novo pneu permite distância de frenagem até sete metros menor em piso molhado do que os principais concorrentes, de acordo com testes realizados pelo TÜV SÜD AG¹. Ou seja, no momento em que o veículo equipado com o lançamento da Michelin encontra-se completamente parado, os demais ainda estão, em média, a 40 km/h.
(1) Testes realizados em 2014 pelo instituto TÜV SÜD AG Alemanha, com pneus comprados no mercado Brasileiro (Pirelli, Goodyear, Continental), na dimensão 195/75 R16C.
Esta performance superior se deve à tecnologia COMPACTREAD, uma combinação de uma escultura com mais borracha e um reforço entre os blocos, que minimiza possíveis deformações, aumentando a área de contato com o solo e maximizando a aderência.
DURABILIDADE E ROBUSTEZ
A tecnologia COMPACTREAD também proporciona maior durabilidade do pneu. Testes auditados pelo Instituto DEKRA comprovam: o novo Michelin Agilis apresenta durabilidade 40% superior a de seus principais concorrentes. Composto por uma mistura de borracha oriunda dos pneus de caminhão, tornando-o mais resistente e durável, o produto ainda possui oito escudos laterais, que reforçam a robustez e o protegem das agressões nesta região.
(2) Testes realizados em 2014, certificados pelo Instituto DEKRA, com pneus comprados no mercado brasileiro (Pirelli, Goodyear) na dimensão 195/75 R16C.
ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
Graças à menor resistência a rodagem, o novo Michelin Agilis reduz em mais de 2% o gasto de combustível de uma frota, como demonstram os testes realizados pelo Instituto TUV SUD AG³. Segundo Fernando Diniz, Gerente de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin Brasil, “um pneu comum, para ser mais robusto, precisa ser mais pesado, o que exige maior esforço para rodar e maior gasto de combustível”.
Sua inovadora tecnologia MAXSHIELD, uma combinação entre cabos metálicos mais grossos e uma banda de rodagem composta por sílica, proporciona maior resistência a perfurações sem aumentar o peso e sem sacrificar a economia de combustível.
Menor impacto ambiental
A economia de combustível, robustez e durabilidade superiores dos novos pneus não trazem somente benefícios financeiros aos frotistas. Com um desgaste menor, menos resíduos são produzidos e as emissões de dióxido de carbono (CO2) diminuem. Dessa forma, o impacto ambiental do MICHELIN Agilis também é bem menor.
(3) Cálculo baseado nos testes realizados em 2014 pelo instituto TÜV SÜD AG Alemanha, com pneus comprados no mercado brasileiro (Pirelli, Goodyear, Continental) na dimensão 195/75 R16C.
Clientes aprovam o novo Michelin Agilis
O novo pneu da Michelin foi testado por um dos maiores grupos de transporte terrestre da Colômbia, o Transportes Montebello Tax Central, que atua em todo o território do país. Segundo o engenheiro de Frota da companhia, Dairo Alberto Meíja, o Michelin Agilis mostrou ótimos resultados em diversos pilares da operação.
“Confiabilidade, segurança e economia são as principais vantagens do novo pneu. Pudemos comprovar que, com o Michelin Agilis o custo por quilômetro rodado é muito mais baixo em comparação com o a concorrência. Constatamos que o rendimento da frota aumentou mais de 30%”, enfatiza.
Da mesma empresa, o motorista Raul Garcia chama a atenção para a economia de combustível. “Durante os testes, percebi que há menor resistência e fricção do Michelin Agilis com o solo, o que faz com que o veículo consuma menos combustível”.
De acordo com Garcia, a aderência é outro ponto positivo. Para o profissional, outras marcas proporcionam mais deslizamentos sobre a pista do que o produto da Michelin. “A distância de frenagem é bem mais curta: assim que piso no freio sinto imediatamente a adesão ao solo”, ressalta.
Opinião compartilhada no Brasil por Elfio de Carvalho Neto, Gerente Nacional de Transportes da Souza Cruz. Segundo o executivo, “comparando o novo Michelin Agilis com os outros pneus testados por nossa frota, posso dizer que o que impacta é a segurança que ele transmite, a rentabilidade que traz e a performance do dia a dia das operações”.
Segundo Fernando Diniz, em uma frota, por exemplo, com 10 veículos equipados com o novo pneu, em um ano haverá economia de mais de 1.000 litros de combustível. O cliente deixará de comprar cerca de dez pneus por ano, e a redução de horas paradas para manutenção e troca equivale a três horas por ano. A economia será de mais de R$ 5.000, incluindo gastos com pneus, combustível e montagem.
Michelin Agilis: 10 dimensões disponíveis
Principais veículos que equipa:
Aro 15″: CITROËN JUMPER, FIAT DUCATO, HYUNDAI HR, JINBEI TOPIC, KIA K2500/2700, MERCEDES-BENZ SPRINTER e PEUGEOT BOXER.
Aro 16″: FIAT DUCATO, FORD TRANSIT, IVECO DAILY, RENAULT MASTER e MERCEDES-BENZ SPRINTER.
195/70 R 15C 104/102R TL |
205/70 R 15C 106/104R TL |
225/70 R 15C 112/110R TL |
195/75 R 16C 107/105R TL |
205/65 R 16C 107/105T TL |
205/75 R 16C 110/108R TL |
205/75 R 16C 113/111R TL |
215/75 R 16C 116/114R TL |
225/65 R 16C 112/110R TL |
225/75 R 16C 118/116R TL |