Os Equipamentos de Proteção (EPIs) ganharam projeção durante o Salão Duas Rodas 2015, que foi realizado no inicio do mês de outubro deste ano. Muitas marcas apresentaram produtos com novas tecnologias para a segurança dos motociclistas, Números indicam que esta tecnologia é capaz de salvar cerca de 30% dos motociclistas que se acidentam no Brasil.
Entre as novidades estão acessórios e vestuários: são jaquetas air bag e em couro bovino, além de calças em kevlar®: fibra utilizada em coletes à prova de balas. Capacetes leves e de alta resistência que chamaram a atenção do público do evento.
A conscientização do motociclista com relação à sua proteção cresce no país, e movimenta a economia. Somente na Laquila Peças e Acessórios – empresa expositora, são vendidos 400 milhões de reais em EPIs por ano. “Participamos do Salão Duas Rodas desde a primeira edição. Fechamos cerca de 20% dos pedidos de acessórios e vestuário de segurança para o ano que vem, contemplando a nova coleção 2015/2016 da TEXX que demonstramos com exclusividade no Salão”, diz Alexandre Wunderlich, Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Produtos da Laquila.
O Brasil conta com mais de 23 milhões de veículos duas rodas. Em São Paulo está a maior concentração: 5 milhões. Somente nos primeiros seis meses do ano, o estado ganhou 110 mil motos (Abraciclo). Na mesma proporção crescem os acidentes: metade das internações no SUS em todo o país são de motociclistas (DPVAT).