16 de fevereiro é dia dele, o mito da MotoGP, Valentino “The Doctor” Rossi. Uma das maiores lendas do motociclismo, ainda em atividade, completa hoje 37 anos, mantendo intacta a incrível popularidade conquistada ao longo dos anos nas provas de MotoGP. E não são poucos.
“Il Dottore” – “The Doctor – como carinhosamente é tratado, estreou em 1996 no Mundial de Motociclismo, na categoria 125cc, atual Moto3. Nesse mesmo ano, em Brno, República Checa, venceu a sua primeira corrida. Ao todo já soma 105.No ano seguinte ganhou o seu primeiro título, antes de saltar para os 250cc, atual Moto2, onde também foi campeão noo segundo ano (1999), sempre pilotando as Aprillia.
Mas foi no MotoGP (antigo 500cc) que a lenda de Rossi se alastrou ao mundo inteiro. Ao todo são sete os títulos celebrados De 2001 a 2005 venceu todos os títulos, passando incólume à mudança da Honda para a Yamaha. Perdeu os títulos de 2006 para Nicky Hayden e 2007 para Casey Stoner mas voltou ao mais alto lugar do pódio em 2008, repetindo o feito no ano seguinte. Foi o último título ganho no MotoGP.
“No final deste ano o meu contrato acaba e devo decidir se continuo pelo menos mais duas temporadas. Se chegarmos a um acordo com a Yamaha será um contrato por dois anos porque sempre se fez assim e tem resultados”, disse Rossi à SkySport MotoGP. Isto significaria que o número 46 renovaria até 2018, até quando completar 39 anos. E o italiano até explica como pensa fazer. Pretende deixar passar algumas corridas e depois tratar do assunto: “Vai ser como em 2014. Primeiro têm de passar as primeiras cinco ou seis corridas e depois vou pensar nisso”.