O MotoGP voltou à normalidade no GP de Aragon, Etcspanha. Marc Marquez venceu e deu um passo decisivo para a conquista do seu terceiro título na MotoGP:Jorge Lorenzo foi segundo, Valentino Rossi terceiro. A largada foi marcada pelo ataque de Lorenzo a Marquez. Os dois quase se tocaram e Maverick Vinales aproveitou para passar para a frente. Mas Marquez não desistiu, passou Lorenzo e depois Vinales e assumiu a liderança.
Mas durou pouco. O espanhol cometeu um erro e caiu para quinto. Vinales se aproveitou, mas também Rossi que não demorou muito a passar o seu futuro companheiro de equipe. Faltavam 15 voltas e tudo podia acontecer. Foi o que aconteceu. Marquez, com um ritmo alucinante, chegou rapidamente a segundo. A ultrapassagem a Rossi não demorou muito, com o espanhol a deixando para trás de si todas as atenções, com a luta pelo segundo lugar.
Faltavam quatro voltas para o final quando Lorenzo passou Rossi. O italiano ainda tentou recuperar o segundo lugar, mas cometeu um erro e teve de se contentar com o último lugar do pódio. Esta foi a quarta vitória da temporada para Marquez, que deu por terminada a impressionante sequência de oito vencedores diferentes em oito provas. O espanhol ganhou 9 pontos a Valentino Rossi (diferença está agora em 52 pontos), e igualou o número de vitórias do lendário Mick Doohan, 54
O Mundial de MotoGP vai agora para o continente asiático com a próxima prova a ser o GP do Japão, em Motegi, a 15 e 16 de outubro.
Classificação final:
1. Marc Marquez (Honda) 41m57m678s
2. Jorge Lorenzo (Yamaha) + 2,740s
3. Valentino Rossi (Yamaha) + 5,983s
4. Maverick Viñales (Suzuki) + 8,238s
5. Cal Crutchlow (Honda) + 13,221s
6. Dani Pedrosa (Honda) + 17,072s
7. Aleix Espargaro (Suzuki) + 18,522s
8. Pol Espargaro (Yamaha) + 19,432s